A Associação Brasileira de Estilistas (Abest) sugere novo calendário de moda para o varejo em razão da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. A sugestão foi divulgada pela instituição por meio de uma carta aberta. De acordo com o comunicado, a mudança ocorreria já no Inverno de 2020 com peças vendidas a preço cheio até o final de julho para entrar em liquidação somente em agosto.
Desta forma, a proposta sugere que o calendário fashion tenha novas datas de lançamentos das coleções pelas marcas para os lojistas, novo momento de lançamentos das novidades nas lojas, além de novo período para as liquidações.
O documento foi assinado em conjunto com os principais showrooms do Brasil, sendo eles Salão Casamoda, Contemporâneo Business, Feira TM, Maria Eugenia Showroom, Conceito +, Novo Showroom e Fashionroom, e recebeu apoio do SPFW, InMod e FFW, além das marcas que a associação representa.
“Reunimos sete dos principais showrooms do Brasil. Temos 120 marcas na Abest, sabemos das necessidades que elas têm, especialmente as de pequeno e médio porte. Muitas delas fazem sua venda B2B com esses showrooms que, por sua vez, estão conectados a uma rede enorme de lojistas e boutiques no Brasil, que são os canais de distribuição no atacado”, explicou Roberto Davidowicz, vice-presidente da associação.
O calendário proposto pela Abest sugere que as coleções de verão sejam lançadas pelas marcas no final de junho e cheguem às vitrines das lojas a partir de agosto e setembro. As entregas às confecções ou lojas devem continuar de agosto a novembro e as liquidações do verão devem ocorrer em fevereiro.
Já o inverno seria lançado pelas marcas na segunda quinzena de janeiro e chegaria às lojas em março com as entregas até junho e as liquidações invernais nas lojas em agosto.
Portanto, o novo acordo tem duas ações imediatas ligadas a um plano emergencial por conta da Covid-19, que consiste em novas datas de liquidação e showroom. A terceira decisão é a de unificar um calendário a partir da mudança da data de liquidação: ela sai de julho para agosto e de janeiro para fevereiro. “É uma mudança sutil, estamos mexendo apenas um mês, mas que fará a diferença para o comercial das marcas, que tendem a ter um resultado melhor porque hoje está muito difícil”, justifica o vice-presidente.
Leia um dos principais trechos da Carta Aberta da Abest na íntegra:
Em 2020, devido a pandemia, as vendas no atacado acontecerão nas seguintes datas:
Varejo:
Após esse difícil período que estamos vivendo, imaginamos um cenário mais realista para nossos negócios. A partir de 2021 sugerimos as vendas de atacado:
As liquidações de varejo continuam sendo fevereiro e agosto.
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