Associação dos estilistas sugere novo calendário de moda para o varejo

A Associação Brasileira de Estilistas (Abest) sugere novo calendário de moda para o varejo em razão da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. A sugestão foi divulgada pela instituição por meio de uma carta aberta. De acordo com o comunicado, a mudança ocorreria já no Inverno de 2020 com peças vendidas a preço cheio até o final de julho para entrar em liquidação somente em agosto.

Desta forma, a proposta sugere que o calendário fashion tenha novas datas de lançamentos das coleções pelas marcas para os lojistas, novo momento de lançamentos das novidades nas lojas, além de novo período para as liquidações.

O documento foi assinado em conjunto com os principais showrooms do Brasil, sendo eles Salão Casamoda, Contemporâneo Business, Feira TM, Maria Eugenia Showroom, Conceito +, Novo Showroom e Fashionroom, e recebeu apoio do SPFW, InMod e FFW, além das marcas que a associação representa.

“Reunimos sete dos principais showrooms do Brasil. Temos 120 marcas na Abest, sabemos das necessidades que elas têm, especialmente as de pequeno e médio porte. Muitas delas fazem sua venda B2B com esses showrooms que, por sua vez, estão conectados a uma rede enorme de lojistas e boutiques no Brasil, que são os canais de distribuição no atacado”, explicou Roberto Davidowicz, vice-presidente da associação.

O novo calendário de moda da Abest

O calendário proposto pela Abest sugere que as coleções de verão sejam lançadas pelas marcas no final de junho e cheguem às vitrines das lojas a partir de agosto e setembro. As entregas às confecções ou lojas devem continuar de agosto a novembro e as liquidações do verão devem ocorrer em fevereiro.

Já o inverno seria lançado pelas marcas na segunda quinzena de janeiro e chegaria às lojas em março com as entregas até junho e as liquidações invernais nas lojas em agosto.

Portanto, o novo acordo tem duas ações imediatas ligadas a um plano emergencial por conta da Covid-19, que consiste em novas datas de liquidação e showroom. A terceira decisão é a de unificar um calendário a partir da mudança da data de liquidação: ela sai de julho para agosto e de janeiro para fevereiro. “É uma mudança sutil, estamos mexendo apenas um mês, mas que fará a diferença para o comercial das marcas, que tendem a ter um resultado melhor porque hoje está muito difícil”, justifica o vice-presidente.

Carta Aberta da Abest

Leia um dos principais trechos da Carta Aberta da Abest na íntegra:

Em 2020, devido a pandemia, as vendas no atacado acontecerão nas seguintes datas:

  • Verão: a partir da segunda quinzena de junho até do dia 10 de julho
  • Inverno: segunda quinzena de novembro

Varejo:

  • Liquidação inverno: agosto de 2020.
  • Liquidação verão: fevereiro de 2021.

Após esse difícil período que estamos vivendo, imaginamos um cenário mais realista para nossos negócios. A partir de 2021 sugerimos as vendas de atacado:

  • Verão em maio.
  • Inverno em novembro.

As liquidações de varejo continuam sendo fevereiro e agosto.

Assessoria da R.Baccin

A R.Baccin, que conta com experiência e conhecimento de 63 anos de mercado em representação de roupas e assessoria de compras, quer te ajudar auxiliar nesse período de mudanças e adaptações.

Entre em contato com a gente pelos nossos canais AQUI. 

Esperamos seu contato,

Até breve!

 

Compartilhe esta informação!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Deixe um comentário
Buscando algum artigo?
Posts Recentes
Moda e Tendências

Cores para o outono e inverno 2021

A paleta de cores para o Outono/Inverno 2021 destaca o atual desejo por cores versáteis e atemporais – o que reflete em uma mentalidade “menos é mais” que tem se

Leia mais »
Redes Sociais