O pagamento por aproximação cresceu seis vezes no ano passado em relação a 2020 nas lojas físicas. Esta nova modalidade de pagamento ganhou força, motivada pelo cenário pandêmico para evitar contato físico direto. Desta forma, nós da R.Baccin, acreditamos que essa tecnologia, além de flexível, é higiênica, tanto para você, lojista, como para o seu consumidor.
Vale informar também que, além disso, o crescimento desta modalidade se deu também porque o pagamento por aproximação tem oferecido uma tecnologia rápida e segura. É que a transação sem contato acontece com ajuda da tecnologia Near Field Communication (NFC). Cada transação realizada gera uma espécie de criptografia, que protege os seus dados e os do cartão.
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), durante o ano de 2021, foram 3.9 bilhões de transações sem contato. A estimativa é de que esse volume representa um volume financeiro de quase R$ 200 bilhões.
Ainda de acordo com a associação, quem também registrou um crescimento recorde ao longo da pandemia foi o comércio eletrônico, que bateu recorde de faturamento em 2020 e 2021. No ano passado, o faturamento do e-commerce foi de R$ 161 bilhões, o que representou um crescimento de 26,9% em comparação com 2020.
1. Comodidade
A comodidade é provavelmente a maior vantagem de fazer pagamentos por aproximação. Ao utilizá-los em seu negócio, o empreendedor oferece mais facilidade e simplicidade, algo difícil de superar por outros meios de pagamento. Consequentemente, isso melhora a experiência do cliente e permite que você atenda a mais consumidores do que seria possível.
Para o cliente, não há necessidade de se ocupar em pegar o cartão ou dinheiro da carteira, inserir na maquininha, digitar a senha e receber o recibo. Tudo é feito de maneira móvel, ágil e rápida. Assim, você oferece maior comodidade para o consumidor e maior praticidade também para os seus funcionários.
2. Redução das filas
Com o pagamento sem contato ou por aproximação, é comum que as transações sejam efetuadas em questão de poucos segundos. Assim, a sua loja reduz as filas nos caixas de atendimento, melhorando o fluxo de vendas.
3. Rapidez
Ao oferecer uma experiência aperfeiçoada, rápida e flexível, sua loja contribui não apenas para que o consumidor tenha uma visão diferenciada do seu negócio. Na verdade, sua loja incorpora elementos ao customer experience que impactam na decisão de compra do consumidor.
Do ponto de vista da loja e do consumidor, todo o processo é fácil e rápido, economizando um tempo precioso para ambas as partes. Desse modo, sem atritos, o cliente efetua a transação não apenas mais rapidamente, mas de maneira mais simples.
Esperamos que o artigo tenha sido útil para você, lojista. Neste blog, sempre oferecemos artigos com dicas de marketing, inovação e varejo. Acompanhe! E, claro, estamos à disposição para assessoria de compras para sua loja.
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