Categories: Blog

Intenção de consumo cresce no fim de ano

Apesar de a Black Friday já ter passado, as vendas do final de ano permanecerão aquecidas, é o que indica dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a instituição, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve uma alta de 1,3% no mês de novembro, em comparação a outubro. Os dados indicam uma alta de 89 pontos, maior patamar desde abril de 2020.

Um dos principais motivos por trás do aumento é a Copa do Mundo. Nesse ano, estima-se que o mundial movimente cerca de R$ 1,5 bilhão em vendas. Quatro em cada 10 consumidores desejam comprar produtos relacionados à competição, sobretudo homens jovens.

Por isso, se você ainda não aderiu à tendência Brasilcore, saiba que ainda dá tempo. A torcida brasileira está em festa, com vontade de hexa e de comprar!

 

Crescimento da Intenção de Consumo em 2022

Durante todo 2022, o Brasil teve uma alta na intenção de consumo. Desde fevereiro, foram 10 altas consecutivas. Em outubro, por exemplo, a ICD cresceu 2,1% em comparação a setembro, alcançando a marca dos 87 pontos.

O cenário promissor vem do otimismo dos brasileiros, devido à melhora na economia, na renda e na retomada do mercado formal de trabalho. Ainda, nesse último mês do ano há o tão aguardado décimo terceiro, que aliás é um dos principais fatores que motiva os consumidores a irem às compras.

Para os próximos dias, o Natal e Ano Novo prometem movimentar o setor varejista. Tanto é que, segundo a CNC, o comércio deve contratar 109,4 mil trabalhadores temporários (o maior patamar em nove anos) em resposta à previsão de alta de 2,1% nas vendas natalinas.

Nesse ano, estimativas apontam que os consumidores vão realizar suas compras natalinas próximo ao dia 25. Portanto, prepare-se para as vendas de final de ano e não se esqueça de manter seu estoque cheio!

Com um planejamento estratégico e boa gestão, pode ter certeza que as vendas vão decolar no último mês do ano.

Nossa dica é que você aproveite a época para criar um site e levar sua marca para redes sociais. Dessa forma, é possível atender seus clientes não só presencialmente, como online e, assim, alcançar novos consumidores em potencial. Seu negócio tem tudo para começar 2023 com o pé direito!

Viu só como o setor varejista está em crescimento? Não tenha medo de investir na sua marca. Nós, da R.Baccin, vamos te ajudar a ter uma loja de sucesso. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços.

Recent Posts

E-commerce e redes sociais: a chave para vendas eficazes no digital

No dinamismo do varejo contemporâneo, a combinação de e-commerce e redes sociais tem se mostrado…

3 horas ago

Tendências de marketing digital: 7 dicas para lojistas de moda em 2025

À medida que nos aproximamos de 2025, as tendências de marketing digital estão se tornando…

2 semanas ago

Como alavancar resultados no mercado da moda com vendas de fim de ano!

O mercado da moda está em constante evolução, e para lojistas e proprietários de marcas,…

3 semanas ago

O artesanal é tendência na moda praia de 2025

Nos últimos anos, a moda praia tem se transformado por meio de uma crescente valorização…

3 semanas ago

Black Friday 2024: como vender roupas e aproveitar a data

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores e lojistas, especialmente no…

1 mês ago

Crescimento do setor de Moda Online: oportunidades e números reveladores

O setor de moda online vive um momento de crescimento significativo, refletindo mudanças no comportamento…

2 meses ago