Esse ano de 2021 será representado por um tom de cinza chamado Ultimate Gray e pelo amarelo Illuminating, segundo o anúncio do Pantone Color Institute. De acordo com o instituto, a seleção de duas cores para representar um ano é incomum. Esta será a segunda vez que isso acontece desde que a empresa iniciou a tradição em 2000. A primeira foi em 2015, quando as cores escolhidas para representar 2016 foram um tom rosado e um tom de azul.
Na explicação do instituto, para o ano de 2021, nenhuma cor individual poderia transmitir o significado deste momento. Em nota, a presidência da empresa explicou que “todos percebemos que não podemos continuar sozinhos, e temos uma melhor compreensão de como precisamos uns dos outros, de suporte emocional e de esperança”.
Por isso a decisão de escolher “duas cores independentes que se complementam”. A cor também é uma referência ao ano “cinzento” de 2020, marcado por uma pandemia de proporções históricas que mudou nossas vidas de diversas formas. Já o Illuminating é um tom de amarelo que representa a luz do Sol e a esperança de dias melhores.
As cores de 2021 foram escolhidas em duas reuniões secretas com a presença de representantes de grupos de padronização de cores de vários países. A decisão é feita após dois dias de deliberações e palestras, e a escolha está sempre conectada a uma representação do momento pelo qual o mundo passa.
Tons calmantes
Já a WGSN, em parceria com a Coloro, elegeu o azul futurístico – chamado A.I. Aqua – como a cor do ano de 2021. A empresa elegeu a cor em 2019 e mantém o posicionamento mesmo após a pandemia.
A cor tem inspiração futurista e ressalta a importância crescente que a tecnologia tem no cotidiano e que deve acentuar especialmente após eventos como a chegada do 5G.
Através de porta-voz, a empresa explicou a escolha da cor. “O A.I. Aqua é uma cor que tem uma inspiração muito clara no digital, e que deve de fato chegar ao mercado de massa em 2021. Estamos prevendo um boom tecnológico, discussões a respeito do 5G, e temos essa cor que é muito associada ao digital. Ela tem um brilho mais sintético, e tem apelo futurista. Funciona muito bem em detalhes”.
Diversas outras marcas têm apostado em tons calmantes para o ano seguinte, em resposta aos acontecimentos turbulentos de 2020. Especificamente para a WGSN, existe uma movimentação que vai se voltar muito para a questão da natureza e do bem-estar, mas o digital continuará sendo um tópico muito relevante.
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