Já está por dentro das principais tendências de marketing para 2023? Ainda dá tempo de dedicar um pouco mais de tempo a essa área tão importante para o crescimento do seu negócio!
Pensando nisso, a R. Baccin reuniu alguns dos insights mais importantes do relatório “The State of Marketing 2023”, feito pela Hubspot junto à Rock Content, Litmus e Wistia.
A seguir, descubra quais tendências você pode seguir para se destacar e tornar sua marca um verdadeiro sucesso no mundo online!
Você sabia? O Brasil é um dos países que mais gasta com roupas e acessórios
Antes de tudo, saiba que se você já trabalha no ramo da moda, suas chances de crescer são altas. Isso porque, segundo uma pesquisa feita pelo Cupom Válido, com base em dados da Statista, o Brasil é o 9º país do mundo que mais gasta comprando roupas e acessórios.
Para se ter uma noção, apenas em 2020, foram quase R$ 260 bilhões gastos nesses segmentos. Dá para imaginar?
Seu negócio é capaz de conquistar resultados acima da média! Mas para que isso aconteça, é importante ter uma estratégia de marketing consistente e estar presente no meio digital para alcançar seus clientes nas plataformas certas, para além das barreiras físicas.
Como fazer minha loja de roupas ter sucesso em 2023?
Caso ainda tenha dúvida sobre por onde começar e o que fazer, não se preocupe. A seguir, listamos quatro táticas listadas por profissionais de marketing que podem te ajudar a vender mais.
1. Redes sociais
As redes sociais são um excelente canal de conexão com o público. É através delas que marcas conseguem ter clareza sobre as dores e necessidades dos clientes. Mas, não só isso. Essas plataformas são essenciais para a nutrição do relacionamento com a sua audiência.
Por isso, além de publicar conteúdo de maneira constante e assídua, você precisa responder comentários, dúvidas, opiniões e até mesmo críticas negativas.
O melhor é que esses canais são baratos em comparação a outros e, ainda assim, garantem a coleta de insights relevantes sobre o seu público-alvo. Dessa maneira, fica mais fácil entender o comportamento do consumidor, o que os usuários estão buscando, quais são suas necessidades e qual produto vai supri-las de fato.
2. Vídeos curtos e rápidos
Desde a ascensão do TikTok, os vídeos curtos nunca mais saíram de moda. Tanto é que, segundo a “The State of Marketing 2023”, 42% dos profissionais de marketing já usam a rede e 26% planejam usá-la ainda esse ano.
Os vídeos são considerados abordagens casuais e divertidas, capazes de criar boas conexões com as pessoas. O mais legal é que você pode gravar o que quiser – desde que seja de interesse dos usuários -, como tutoriais, dicas rápidas e bastidores de criação.
Tudo isso são formas de divulgar sua marca, educar o público, atrair e conquistar novos clientes, fidelizar leads e muito mais. Veja só: 50% dos profissionais de marketing já criam e compartilham vídeos. Só falta você!
Diante da quantidade de redes sociais que oferecem a opção de criação de vídeos, você deve escolher a mais adequada, de acordo com as preferências e perfil do seu público. Atualmente, as mais conhecidas são TikTok, Reels do Instagram e o YouTube Shorts. Identifique onde os usuários estão e comece a produzir conteúdos audiovisuais hoje.
3. Campanhas com influenciadores
Fazer parcerias com influenciadores é outra tendência que volta com tudo em 2023. Segundo o relatório da Hubspot, 89% dos profissionais que já investiram em campanhas com influenciadores pretendem aumentar seus investimentos esse ano.
O crescimento dessa estratégia é tão rápido que atualmente existem diversas plataformas de gestão de campanhas com influenciadores digitais.
Isso acontece porque o público acredita no que criadores de conteúdo têm a dizer. Dados levantados pela empresa Influencity mostram que os nanoinfluenciadores (aqueles que possuem entre mil a 10 mil seguidores) são os mais procurados na América Latina (94,2%). Os microinfluenciadores (entre 10 e 100 mil seguidores) estão ganhando cada vez mais força, representando 5,4% do todo.
Os criadores de conteúdo são uma tendência crescente, pois são importantes na criação de comunidades digitais – fator importante num momento em que as pessoas prezam por experiência para além de produtos ou serviços.
4. E-mail marketing
Investir em e-mail marketing é outra maneira de conquistar bons resultados. Segundo a pesquisa “The State of Marketing 2023”, a estratégia retorna US$36 para cada US$1 gasto.
Mas para dar certo, as empresas devem ter objetivos claros e construir uma lista de assinantes qualificada. Para tanto, é necessário que o usuário aceite o recebimento de e-mails. Nesse caso, você pode oferecer benefícios em troca desse dado, como descontos exclusivos, por exemplo.
Então, é necessário criar conteúdo relevante e atraente, que realmente ofereça valor aos destinatários. Evite conteúdos promocionais e foque em oferecer dicas e informações relevantes.
Lembre-se, inclusive, que a sua lista de contatos será composta por pessoas em diferentes estágios do funil de vendas. Portanto, segmente a lista com base em preferências, histórico de compras ou estágio na jornada de compras, por exemplo.
Seguindo esses passos, sua loja terá destaque no mundo digital!
O próximo passo é se tornar um cliente R. Baccin. Com mais de 60 anos de experiência no mercado da moda, somos sua melhor assessoria de compras! Nossa equipe profissional está preparada para te atender e te ajudar a encontrar oportunidades de negócio pelo melhor custo-benefício.
Quer saber mais? Fale com nossos consultores agora mesmo ou marque um horário para conhecer nosso showroom em São Paulo.
Estamos te esperando no bairro do Bom Retiro, na Rua José Paulino, 744. Ligue ou mande um e-mail para:
WhatsApp: (11) 3221-3100
E-mail: atendimento@rbaccin.com.br
E conquiste os melhores resultados com a R. Baccin!