Empreendedora estudando sobre o comportamento do consumidor, com o notebook aberto e um caderno ao lado.

Entender o comportamento do consumidor ajuda a organizar a estratégia de vendas!

Você acompanha o comportamento do seu consumidor? Se sua resposta foi não, está na hora de prestar atenção nesse fator tão importante. Isso porque as pessoas estão mudando constantemente, devido a fatores sociais, econômicos ou tecnológicos, por exemplo.

É importante que empresas acompanhem o que está acontecendo, para se manterem competitivas no mercado. Só assim é possível entender o que seus clientes precisam e procuram e, dessa forma, construir estratégias de marketing e vendas direcionadas e mais assertivas.

Quando falamos em entender a acompanhar o comportamento do consumidor, significa que você deve conhecer as tendências de consumo, compreender o processo de decisão do consumidor, identificar os padrões de compra e entender as motivações por trás de cada novo produto ou serviço adquirido.

Algumas pesquisas podem te ajudar a ter um panorama real e melhor sobre o que está acontecendo. Esse ano, a Hubspot Blog Research lançou o The State of Consumer Trends, novo levantamento que demonstra tendências, preferências e comportamentos de compradores.

A seguir, mostraremos as principais conclusões da pesquisa. Confira!

 

Destaque ao mobile-friendly

Sua empresa precisa ser amigável em dispositivos móveis. Isso quer dizer que seu site deve ser responsivo em smartphones e tablets, para que os usuários tenham uma boa experiência.

Você mesmo já deve ter desistido de alguma compra ao verificar que o site não funcionava no celular, não é? Pois é! Quanto pior for o desempenho em dispositivos móveis, menores as chances de atrair clientes e qualificar leads.

Em números, 56% dos respondentes da pesquisa disseram usar celulares mais do que outros dispositivos para fazer pesquisas online. Com relação à faixa etária, os Millennials, entre 25 a 34 anos, são os mais assíduos às compras online via smartphone.

Foque nos seguintes tópicos para desenvolver um domínio mobile-friendly:

  • Use um design responsivo: isso significa que o seu site se ajusta automaticamente a diferentes tamanhos de tela, permitindo que os usuários acessem seu conteúdo em qualquer dispositivo;
  • Utilize imagens com tamanho apropriado: certifique-se de que as imagens sejam otimizadas para serem carregadas rapidamente em dispositivos móveis;
  • Otimize seu conteúdo: se você tem um blog, mantenha seus artigos legíveis e acessíveis. Evite conteúdos extensos ou complicados e use fontes, tamanhos e espaços apropriados para dispositivos móveis;
  • Use menus de navegação simples: o menu do seu site deve ser simples e intuitivo, para que os usuários consigam acessar todas as páginas do seu site de qualquer dispositivo;
  • Faça testes: por fim, sempre teste o seu site em diferentes dispositivos e sistemas operacionais para garantir que ele esteja otimizado para dispositivos móveis.

 

Redes sociais no jogo

Cada vez mais pessoas usam as redes sociais para fazer compras. Isso mesmo! Ao invés de usar o Google ou acessar o seu site, eles usam mídias, como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok para fechar negócios.

A pesquisa da Hubspot indica que mais da metade dos Millennials e da Geração Z (18 a 24 anos) usam as redes para fazer compras online.

E não para por aí. A criação de comunidades está cada vez mais popular. Tanto é que 19% dos usuários fazem parte de alguma.

Por isso, se você não tem perfis em diferentes redes, está na hora de abrir sua página. Aqui, nossas dicas são:

  • Crie conteúdo relevante: para criar uma rede social bem-sucedida para a sua empresa, você precisa oferecer conteúdo relevante ao público-alvo. Ele deve ser interessante, informativo e atualizado regularmente;
  • Interaja com o seu público: interagir vai te ajudar a engajar e construir um relacionamento com os usuários. Vale a pena dar atenção ao consumidor não só durante a compra, mas também no pós-venda;
  • Use hashtags: hashtags relacionadas ao seu negócio podem te ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo e facilitar a localização de usuários interessados no seu negócio;
  • Desenvolva campanhas: as campanhas de mídia social são responsáveis por aumentar o engajamento e gerar leads. Elas podem incluir ofertas especiais, concursos e sorteios.

 

Apoio a pequenas empresas

Acha que só grandes negócios ganham destaque? Nada disso. Cerca de 42% dos consumidores compraram produtos feitos por pequenas empresas.

Legal, não é? Não pense que você precisa de anos de trajetória para ser um grande sucesso no mundo digital. Se sua marca for bem estruturada e oferecer valor aos usuários, pode ter certeza que sua empresa vai sair na frente.

 

Compras cada vez mais conscientes

O público não compra com qualquer marca. Hoje, os consumidores optam por empresas que mostram apoio às suas crenças e investem em causas relevantes para eles.

Eles estão atrás de empresas com foco na sustentabilidade e direitos da população. Alguns tópicos relevantes que atraem clientes são:

  • apoio aos direitos LGBTQIA+;
  • produção sustentável;
  • produtos veganos ou não testados em animais;
  • apoio a justiça racial;
  • suporte a empresas com mulheres no topo.

 

Não se abstenha. Mostre suas opiniões para se conectar verdadeiramente com clientes e futuros leads.

A análise do comportamento do consumidor é uma das principais ferramentas para ajudar as empresas a se manterem competitivas, pois permite que elas compreendam melhor o que está acontecendo no mercado, como elas podem melhorar e como os consumidores estão respondendo aos produtos e serviços oferecidos.

A R. Baccin pode te ajudar a conquistar sucesso em vendas. Especialista em representação e assessoria de compras há mais de 60 anos, reunimos expertise de sobra para guiar sua marca no mercado de moda brasileiro.

 

Para saber mais, entre em contato conosco via WhatsApp ou e-mail. Se preferir, venha conversar conosco no nosso showroom, localizado no centro de São Paulo.

WhatsApp: (11) 3221 3100

E-mail: atendimento@rbaccin.com.br 

Endereço: Rua José Paulino, 744 – Bom Retiro, São Paulo

 

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