Criar conteúdo único que consiga se comunicar com as necessidades do seu público é uma das estratégias assertivas de marketing digital para aumentar as vendas da sua loja. Hoje, as redes sociais são um ótimo canal de oportunidades para sua marca alcançar seus objetivos comerciais. Neste artigo, pretendemos oferecer para você, lojista, algumas dicas para o sucesso da sua loja não apenas em curto prazo, mas também no futuro utilizando o universo digital a seu favor.
A orientação da R.Baccin sobre tema é que, uma boa estratégia de marketing digital é a ferramenta que permite que sua loja atinja metas comerciais como, por exemplo, impulsionar o público, melhorar o diálogo com o consumidor, aumentar as vendas e a retenção e fidelização de clientes para melhorar a lucratividade.
Sabemos que os objetivos comerciais vão enfrentar vários obstáculos. Assim, é fundamental que essas possíveis adversidades sejam identificadas para que as estratégias de marketing digital possam trabalhar para superá-las. Acompanhe o artigo!
Importância das estratégias de marketing para a sua loja
Embora o imediatismo no consumo hoje em dia seja uma realidade, há espaço para estratégias de marketing a longo prazo. O que temos percebido é que, muitas lojas se concentram no “aqui e agora”. Mas, o importante é pensar também no pós-venda: como reter e fidelizar esse consumidor?
Se a sua loja usa apenas estratégias de vendas a curto prazo, pode até que seus esforços tenham conseguido o interesse na ocasião, mas nada impede que as consumidoras conquistadas sejam atraídas por outra marca. É por isso que o jogo a longo prazo é essencial. É preciso que você construa uma narrativa de seu negócio para que sua marca seja lembrada pelos seus clientes de maneira constante.
Existem alguns passos específicos para construir uma estratégia de marketing que possibilite o foco no crescimento da sua loja a longo prazo, verifique a seguir!
- Crie conteúdos exclusivos
Como já abordamos no início deste artigo, produza conteúdo que gire em torno de seu cliente, não da sua loja ou de você. Certifique-se de provar que compreende as necessidades do seu público e explique como vai cumprir suas promessas.
- Construa a narrativa da sua loja
Mostre qual é a proposta de valor da sua loja. Não apenas divulgue seu produto ou serviço, mas a sua marca com abordagem única, criativa e, mais importante de tudo: ofereça uma boa experiência de compra que ficará na memória do seu cliente.
- Defina seu público
Saber para quem vai produzir conteúdo, para quem vai construir a narrativa de valor da sua marca e para quem você está promovendo a sua loja é vital. E esse trabalho vai além de conhecer uma faixa etária e detalhes básicos do seu público consumidor. É preciso ir mais. Seu potencial cliente ou cliente ideal tem nome, idade, profissão, perfil de renda, desejos e dores que a sua loja vai atender!
- Faça campanhas inovadoras
A linguagem da sua marca precisa ter um tom inovador e entusiasta. Cada campanha que sua loja lançar deve seguir sua estratégia, se concentrar em um público específico e ter um objetivo claro.
Alinhe suas equipes de vendas com as estratégias de marketing
Importante que você, lojista, saiba que suas metas de marketing só são alcançáveis quando as equipes de vendas estão alinhadas com as estratégias. Todos devem trabalhar em prol dos mesmos objetivos, “falando a mesma língua”.
As áreas de marketing e vendas não podem funcionar de forma separada. Para alcançar o sucesso a longo prazo, é importante ter certeza de que todos estão trabalhando juntos de forma integrada e compartilhando as mesmas ideias.
Se for melhor para a sua marca, faça treinamento de vendas com as equipes com o objetivo de treinar a força de vendas para as diferentes etapas do processo, para novas ferramentas e metodologias, para a cultura da empresa ou para uma ação específica. Treinamento de vendas deve ser sempre entendido como um investimento e não como gasto.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para a sua loja!
E ficamos à disposição para te ajudar nesta empreitada.
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