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Dicas para vendas de início de ano! (volta das férias)

O início do ano é período de reavaliação do desempenho anterior e definição de metas. Quem tem um comércio varejista deve aproveitar os primeiros dias ou meses para fazer um balanço sobre o que está por vir, frente ao que deu certo ou errado no ano anterior.

É por isso que elencamos 10 dicas para suas vendas decolarem em 2023. Já pensou ter mais sucesso e lucratividade do que ano passado? Isso é possível! Vem com a R.Baccin e conquiste resultados acima da média!

 

1. Reavalie o ano anterior

Mensurar os resultados dos meses passados vai te ajudar a ter um panorama sobre o que vale ou não a pena investir nos próximos meses.

É importante que você analise o que faria de diferente, o desempenho da equipe durante o ano e se suas metas foram alcançadas – com os resultados esperados.

 

2. Trace os novos objetivos da loja

Tendo em vista tudo o que aconteceu, o que você espera conquistar? Trace suas principais metas, lembrando-se sempre de seguir o modelo SMART. Elas se amparam em cinco critérios:

  • Especificidade: a meta SMART deve ser específica o suficiente para que você saiba exatamente o que precisa ser alcançado;
  • Mensurabilidade: ela também deve ser rastreável. É muito importante estar atento ao progresso, para garantir que você está indo no caminho certo;
  • Alcançabilidade: lembre-se de criar uma meta realista, que pode ser alcançada;
  • Relevância: diz respeito à importância do objetivo e o quão alinhado ele está às metas gerais da empresa;
  • Prazo: estabeleça um cronograma e a data final da meta.

 

3. Capacite a equipe

A capacitação permite que os funcionários estejam sempre cientes sobre os produtos, serviços e processos do estabelecimento.

Mas, além disso, workshops, treinamentos e palestras também são fundamentais para garantir que a equipe:

  • Prepare-se para atender aos clientes de forma eficiente e profissional;
  • Fique antenada nas principais tendências do mercado;
  • Fortaleça seus pontos fortes e treine os fracos;
  • Lide com desafios e problemas com mais confiança e assertividade.

 

4. Verifique o estoque

A correta gestão do estoque garante que o setor financeiro da sua loja não seja pego por imprevistos.

Por isso, registre as entradas e saídas, e sempre projete possíveis pedidos, de acordo com as estimativas das vendas.

 

5. Reavalie seus planos de marketing

Suas campanhas ainda refletem o que sua loja oferece? No início do ano, aproveite para revisitar antigos planos e entender se eles estão alinhados aos objetivos do negócio e ao público-alvo, ou não.

 

6. Foco na construção de redes sociais sólidas

As redes sociais são a ponte entre cliente e empresa. Através delas, você consegue monitorar a satisfação do público quanto seus produtos e serviços, conversar com consumidores e estreitar laços com diferentes usuários – leads em potencial.

Nas redes, crie conteúdo de qualidade, de acordo com as dores e necessidades da audiência. Lembre-se de sempre oferecer o melhor para seus clientes atuais (e futuros).

 

7. Promova seu conteúdo online

Uma vez que você criou conteúdo relevante, certifique-se de que ele chegue ao seu público-alvo. Considere promover conteúdo nas mídias sociais, fóruns e outras mídias online.

Você também pode aproveitar as ferramentas de anúncio disponíveis nas redes e nos principais motores de busca, como o Google, para divulgar sua marca.

 

8. Foco no atendimento ao cliente

Oferecer um bom atendimento ao cliente, seja qual for a época do ano, é essencial para mantê-los satisfeitos e aumentar as vendas.

Uma pesquisa feita pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, mostra que para 61% dos consumidores, um bom atendimento é mais importante que o preço ou a qualidade dos produtos.

Isso é válido tanto para o online, quanto o offline, na sua loja física. Suas vendas vão bombar!

 

9. Ofereça descontos

Como o começo do ano é época de carnaval, o que acha de oferecer descontos para seus clientes comprarem mais com você? Essa é uma maneira de fidelizar consumidores logo no começo de 2023!

 

10. Fique de olho nos concorrentes

Saber o que seus concorrentes estão fazendo e dá certo, e como fazem, pode te ajudar a melhorar o seu número de vendas, sabia?

Fique atento às principais estratégias usadas e adapte o que for necessário. Teste e veja como sua empresa se sai.

Gostou das dicas? A R.Baccin é a maior parceira de lojas varejistas do Brasil! Conte conosco para ter um ano lucrativo, cheio de sucesso.

Especializada em representação e assessoria de compras há mais de 60 anos, oferecemos oportunidades únicas e personalizadas, de acordo com o que você precisa.

Quer conquistar o mercado varejista da sua cidade? Entre em contato agora mesmo! Ficaremos felizes em transformar sua história.

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