Quando falamos em vendas, qual é o canal que você mais utiliza para contatar seus clientes? Uma pesquisa recente feita pela RD Station mostra que cada vez mais empresas brasileiras usam o WhatsApp como principal ferramenta.
O estudo “Panorama de Vendas”, feito com apoio da Totvs e Tallos, demonstra que 86% dos respondentes consideram a rede como o principal canal de vendas. Considerando a comparação com a primeira pesquisa, houve um aumento de uso em 4%.
Para chegar à conclusão, foram entrevistadas organizações de diferentes portes e segmentos, espalhadas por todas as regiões do Brasil.
Segundo os dados coletados, cerca de 58% usam o WhatsApp para contatar clientes de maneira ativa e recorrente. Além disso, 79% das instituições utilizam a rede todos os dias, para acompanhar o processo de negociação.
Você mesmo já deve ter contatado alguma empresa pelo WhatsApp! Saiba que essa tendência veio para ficar, principalmente quando vemos os resultados obtidos pelos entrevistados.
A pesquisa mostra que, entre 2022 e 2021, o número de conversões cresceu quase 70%, e o número de fechamentos de vendas aumentou em 40%.
Ficou a fim de obter resultados semelhantes? Veja como potencializar seu atendimento a seguir.
Para acompanhar a transformação digital no varejo, é muito importante que você considere o nível de maturidade da sua empresa e conheça seu público-alvo.
O nível de maturidade está relacionado a quanto sua empresa está familiarizada com o uso e boas práticas dessa e outras redes sociais. É muito importante que seu time de vendas seja bem treinado para oferecer a melhor experiência aos clientes via WhatsApp.
Também vale traçar o sua persona – o perfil do seu ideal. Quanto mais informações, mais efetiva será a comunicação e as estratégias desenvolvidas para atingir altos números de conversões e fechamentos.
Além dessas, há mais duas estratégias que você pode utilizar para crescer:
Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com clientes. Ele ajuda a organizar, monitorar e analisar as interações do consumidor com a sua empresa.
Plataformas de CRM são usadas para melhorar todo o processo de vendas, a satisfação do usuário e a eficiência da equipe de vendas e marketing.
Apesar dos seus benefícios, a pesquisa elaborada pela RD Station mostra que apenas 21% das empresas fazem a integração entre o WhatsApp e CRMs.
A integração entre as plataformas é essencial, pois permite que lojistas monitorem a jornada do cliente, respondam todos em tempo real e divulguem promoções, ofertas e outras notícias importantes, com base na etapa do funil.
Quase 80% das organizações não investem em um processo estruturado para registrar todas as informações de contato. Por isso, saiba que, se você utiliza um CRM, sua empresa já está na frente de muitos outros concorrentes. Com ele, é possível coordenar e monitorar as atividades de vendas de forma eficiente.
O marketing conversacional ganha cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação de empresas. Essa técnica diz respeito ao uso de inteligência artificial para criar diálogos interativos com os clientes. O objetivo é oferecer uma experiência personalizada e envolvente ao longo do processo de aquisição.
Em se tratando do WhatsApp, é possível utilizar chatbots para atender usuários 24 horas por dia, sete dias por semana. Dessa maneira, os laços com os clientes são estreitados, uma vez que eles não precisam esperar horas até obter uma resposta – o que também pode ajudar a diminuir a jornada de compra.
Além disso, o marketing conversacional também ajuda empresas a economizar tempo e dinheiro, pois é uma abordagem mais eficiente para a aquisição e retenção de usuários.
Por fim, para construir a estratégia ideal para sua loja varejista, conte com a R.Baccin. Nós atuamos no mercado de moda há mais de 60 anos, por isso, sabemos exatamente o que você precisa.
Nossos assessores e consultores estão prontos para te auxiliar, através da criação e fortalecimento de estratégias únicas e personalizadas, de acordo com o perfil e necessidades da sua empresa.
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