O lançamento do formato WhatsApp Business fez com que mais marcas conseguissem se conectar com mais clientes e fechar mais negócios. Mas você já sabe como usar o aplicativo da maneira certa?
Num momento em que a comunicação é vital para atrair e reter consumidores, uma das estratégias mais eficientes é a automação, pois é por meio dela que os varejistas podem oferecer uma experiência mais ágil e personalizada.
Quer saber mais? A R. Baccin trouxe um passo a passo completo que vai te ajudar a ter um negócio mais inteligente e eficiente. Boa leitura!
A automação de mensagens é como ter um assistente virtual que responde os usuários por você.
Imagine que você e seus atendentes recebem muitas mensagens todos os dias e, às vezes, pode ser complicado responder todas as solicitações. Como evitar que clientes fiquem insatisfeitos e recebam a resposta adequada? Por meio da automação do WhatsApp Business!
Com ela é possível configurar respostas automáticas para perguntas mais comuns, como horário de funcionamento, peças disponíveis, endereço e o que mais você achar necessário.
Dessa maneira, é possível economizar tempo e esforço do time, ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação dos consumidores. Afinal, eles serão respondidos sempre que precisarem, 24 horas por dia, 7 dias da semana!
Com certeza! Toda marca pode se beneficiar com a automação. Essa é uma alternativa eficiente, inclusive, para negócios inteligentes, que precisam agilizar e escalar o trabalho a longo prazo, sem deixar de lado a qualidade e humanização da marca.
Para dar certo, é preciso que a empresa baixe a versão Business do WhatsApp.
Além de ser uma ferramenta profissional, com o WhatsApp Business você pode criar um perfil personalizado e completo do seu negócio. Aproveite para adicionar informações estratégicas e importantes, como endereço, site, mapa com localização da loja física, catálogo e telefone de contato.
O melhor é que, hoje, empresas podem receber pagamentos dentro da própria rede, com o WhatsApp Pay. Assim, é muito mais fácil levar o cliente do primeiro contato à conversão em muito menos tempo.
O atendimento automatizado traz uma série de vantagens à empresa e aos clientes. Veja:
Ao invés de perder tempo respondendo cliente por cliente, a automação oferece respostas automáticas e instantâneas às perguntas dos seus usuários.
Isso agiliza o atendimento e reduz o tempo de espera, tornando a experiência do cliente mais satisfatória – o que pode levá-lo à conversão com mais rapidez.
A automação também facilita a segmentação de usuários, com base em interesses e comportamentos. Como o WhatsApp Business possui integração com CRMs, você pode dividir os clientes em agrupamentos, de acordo com os seus objetivos.
Dessa maneira, você pode enviar mensagens personalizadas e direcionadas para consumidores específicos. Isso aumenta a relevância das informações transmitidas e cria uma sensação de cuidado e atenção individualizada, melhorando o relacionamento entre o comércio e o cliente.
Outra grande vantagem é o aumento no número de vendas. Devido à escalabilidade, varejistas podem ajudar ainda mais clientes ou fazer divulgações em massa. Além de responder dúvidas em segundos, você consegue enviar ofertas especiais, descontos e promoções.
Essas estratégias de marketing atraem consumidores por causa das oportunidades exclusivas. E, assim, ajudam a aumentar a fidelização, ao incentivá-los a voltar e fazer mais compras no futuro.
A automação do WhatsApp Business é simples e oferece custo-benefício que cabe no seu bolso.
O primeiro passo é transformar o seu perfil em uma conta comercial. Dê preferência à rede profissional para aumentar a confiabilidade da marca.
Além do CRM, o seu WhatsApp pode ser integrado a chatbots. Há diversas opções disponíveis na internet e você pode escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades.
O ideal é que as mensagens automáticas sejam as principais dúvidas do seu público. Liste quais são as perguntas frequentes dos clientes e responda as mais importantes. Assim, quando o usuário falar com você, será automaticamente respondido.
Outras mensagens importantes são: texto de saudação, para receber o usuário, e mensagem sobre o horário comercial, para informar os usuários em quais momentos os atendentes humanos estão disponíveis para tirar outras dúvidas.
Como dissemos anteriormente, você pode criar campanhas de marketing para mensagens em massa. Basta integrar a conta com outras ferramentas e enviar, sempre que for cabível, mensagens exclusivas, com cupons, ofertas e promoções exclusivas.
Preparado para levar seu negócio a um novo patamar? Invista na automação para acelerar o processo de conversão e melhorar o número de vendas.
E, para ter ainda mais assertividade na construção de estratégias, fale com a R. Baccin. Temos mais de 60 anos de experiência no mercado de moda na área de assessoria e representação. Conosco, você recebe atendimento personalizado para alcançar seus objetivos mais rápido.
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