Com mais um ano pela frente, novos desafios e superações aparecem. Em se tratando do cenário comercial brasileiro, varejistas podem investir em uma série de práticas responsáveis por assegurar um crescimento saudável e lucrativo aos seus negócios.
Ainda não sabe o que fazer para bombar em 2023? O Diário do Comércio fez uma pesquisa com quatro consultores do varejo, com o intuito de entender quais tendências vão reger o mercado neste ano.
E é claro que selecionamos as principais dicas para te ajudar!
É importante ressaltar que, se você já tem ou está planejando abrir uma marca neste ano, o primeiro passo é ir com calma. Antes de se jogar em diferentes tecnologias e tendências, comece pelo básico, pelo “feijão com arroz” do mundo varejista.
Faça bem feito o que você precisa saber, e quando todas as tarefas forem executadas com excelência, parta para os próximos passos.
A seguir, confira técnicas e dicas dos especialistas em varejo para sua empresa crescer em 2023.
Investimento em canais omnichannel
A estratégia omnichannel diz respeito ao uso de diferentes canais de comunicação e divulgação. Isso significa que sua empresa deve prestar um bom atendimento não só nos canais físicos, como nos online.
Mas não pense que você deve criar contas oficiais para a sua marca em todas as redes possíveis. Verifique onde a sua persona está: quais canais ela mais usa e interage.
A partir daí é possível entender onde, de fato, é necessário criar uma presença digital e como se comunicar com o consumidor.
Os canais omnichannel garantem uma experiência unificada, já que todos os canais estão interligados. Essa é uma maneira de facilitar a comunicação do público e para o público.
Presença no mundo digital
Estar presente no mundo online nunca foi tão essencial. Ter um e-commerce, perfil nas redes sociais, fazer lives e criar programas de compras em diferentes canais é uma maneira de engajar contemplando seus clientes.
Esse movimento é cada vez mais relevante, pois hoje em dia a marca não pode esperar pelo consumidor, mas interferir na sua jornada de compra.
Análise de dados
Não basta ter os dados guardados. É preciso transformar informações e números em dados realmente úteis para o crescimento do negócio. Sem essa capacidade, você nunca vai descobrir o que fazer ou para onde ir.
O banco de dados vai ajudar times internos, como marketing e TI, a entender como se comunicar com os clientes de maneira assertiva e descomplicada.
Aprender como ler informações é uma das características mais importantes para quem atua no cenário varejista.
Atenção redobrada aos clientes atuais
Sabia que o custo de aquisição de novos clientes é mais caro que manter aqueles que já compraram com você? Pois é!
Visto o cenário brasileiro de inflação e juros altos, vale mais a pena investir em quem comprou com você nos últimos meses. Afinal, é mais provável que eles façam negócio com a sua marca outra vez, do que quem nunca comprou na sua loja.
Criação de programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são excelentes maneiras de conquistar cada vez mais clientes. Oferecer brindes nas compras, mandar promoções especiais de tempos em tempos, ou até mesmo lembrar do aniversário de quem já comprou com você, é uma maneira de transformar o mero consumidor num verdadeiro fã da marca.
Além disso, esse tipo de iniciativa auxilia os times internos a criarem uma extensa base de dados relevantes. Nela, constam todas as informações mais preciosas sobre os clientes, que podem te ajudar a conhecer e interagir melhor com cada um deles.
Foco no conceito ESG
A agenda ESG (ambiental, social e de governança, em tradução literal) é um conjunto de boas práticas com o meio ambiente e com a sociedade.
Hoje, é preciso que empresas tenham cuidado e atenção com o impacto que causam interna e externamente como um todo.
Quem quer se destacar no cenário varejista deve criar uma série de ações em prol da natureza e da sociedade, como:
- investir na igualdade de gênero na empresa;
- reduzir impactos em ambientes relacionados à produção;
- garantir um clima organizacional seguro dentro da organização.
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