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Transformação digital no varejo: como isso pode influenciar nas vendas?

Sim, a transformação Digital no varejo veio para ficar. Sabendo disso, é recomendável que você que é lojista esteja atento aos sinais de mudança de comportamento do seu público, que com certeza está cada vez mais inserido nesta nova realidade.

Ou seja, é recomendável entender como acompanhar este movimento e digitalizar seu negócio, seja tornando o atendimento na loja física mais interativo ou até mesmo focando no processo de vendas via e-commerce.

E é por isso que a R.Baccin está aqui para ajudar a atingir seus objetivos. Aproveite para ler este artigo e saiba o que é de fato essa forte tendência do setor varejista para se adequar às novas formas de se relacionar com o seu público. Boa leitura!

 

O que é Transformação Digital?

A transformação digital é um conceito que tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos. Basicamente, ela se refere ao processo de implementação de novas tecnologias, talentos e processos em uma empresa para manter sua competitividade em um mundo cada vez mais tecnológico.

O objetivo dessa mudança é alinhar as estratégias de negócio com a tecnologia para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional. Com a transformação digital, as empresas conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado, inovar com mais agilidade e melhorar a produtividade.

 

Transformação digital no varejo no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) e divulgada pelo Meio e Mensagem, mostrou que, em 2021, houve um crescimento de 21% no número de varejistas que apostaram em transformação digital em suas empresas. 

Das empresas analisadas ao longo da pesquisa, 90% trabalham com e-commerce, sendo que esse número saltou de 26% em 2010 para 53% entre 2015 e 2020.

O levantamento também apontou que 42% das empresas consideravam a transformação digital como uma prioridade em 2020, número que subiu para 57% em 2021. Além disso, 90% dos negócios investem em soluções digitais, o que representa um aumento de 21% em relação a 2020.

O e-commerce e o omnichannel lideram o direcionamento dos investimentos, com 18% e 35% respectivamente. Em relação ao faturamento bruto, os varejistas investem em média 0,73% em transformações digitais, contra 0,39% em 2020. 

As ferramentas digitais mais utilizadas para atendimento ao cliente são soluções em meios de pagamento (94%), análises de dados no ambiente online (77%) e uso de QR codes (71%).

 

Transformação digital no varejo: o que fazer?

A integração dos canais de venda é uma das principais mudanças trazidas pela transformação digital no varejo. Com o aumento do número de consumidores que compram pela internet, é fundamental que as empresas ofereçam uma experiência omnichannel, possibilitando que o cliente possa escolher onde, quando e como realizar suas compras. A integração de canais online e offline é essencial para oferecer uma experiência de compra completa e integrada.

Além disso, a personalização do atendimento ao cliente é outra mudança importante trazida pela transformação digital no varejo. Com o uso de tecnologias como inteligência artificial e big data, é possível coletar e analisar dados dos clientes para oferecer produtos e serviços personalizados, aumentando a satisfação do consumidor e fidelizando clientes.

Por fim, a automação de processos também é uma tendência em alta no varejo, permitindo que as empresas reduzam custos e aumentem a eficiência operacional. Com a automação de processos, as empresas conseguem atender a uma maior demanda de forma mais rápida e eficiente, além de evitar erros humanos e reduzir custos com mão de obra.

Como resultado, a transformação digital no varejo resulta em benefícios como:

  • aumento da receita gerada pelas vendas;
  • maior interação e engajamento dos consumidores em canais digitais;
  • redução de custos operacionais;
  • expansão do market share;
  • ampliação do tráfego em plataformas web e mobile;
  • melhora na eficiência dos processos internos;
  • criação de novos modelos de negócio;
  • aprimoramento da tomada de decisão por meio da análise de dados;
  • adaptação às novas demandas e tendências do mercado.

Por fim, ao investir em transformação digital, as empresas podem se destacar da concorrência, aumentar a satisfação dos clientes e fortalecer sua marca perante o público-alvo. Que tal começar a investir nisso de fato?

 

Sobre a R.Baccin

Você sabia que trabalhamos com diversas marcas incríveis que estão sempre antenadas às novas demandas do mercado? E tem mais: temos mais de 300 fornecedores à disposição para atender lojas de todos os tamanhos e perfis, oferecendo as últimas novidades e tendências em produtos de qualidade.

Queremos garantir que seus clientes possam levar para casa produtos que atendam suas necessidades com eficiência e facilidade, e ainda “conversem” perfeitamente com o público de cada loja.

Nossos consultores estão sempre apresentando produtos atualizados com as tendências da moda, com qualidade e preços competitivos de acordo com o perfil de cada empresa e de seus clientes.

Estamos localizados no Bom Retiro, em São Paulo. Nosso showroom conta com uma equipe profissional, preparada e bem informada de consultores para auxiliá-lo em suas compras.

O suporte da equipe R.Baccin mantém um relacionamento contínuo com informativos de moda, email marketing, novidades nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), atualizações de produtos no site e via WhatsApp.

Temos canais exclusivos de atendimento. Entre em contato diretamente com a gente e tenha mais informações pelo WhatsApp: (11) 3221-3100 ou pelo email: atendimento@rbaccin.com.br. Se preferir, fale com a gente por AQUI. 

E então, vamos juntos arrasar nas vendas? Conte com a R.Baccin!

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