Muito além das dancinhas e brincadeiras, o TikTok representa hoje um gigantesco mercado repleto de oportunidades de negócios para pequenas, médias e grandes empresas. E o melhor é que as projeções para médio e longo prazo são bastante promissoras.
Recentemente tivemos a oportunidade de falar sobre o impacto do Tik Tok nas vendas online de 2023, mas hoje o assunto da vez é TikTok Business, um ambiente dedicado às empresas que desejam aumentar sua visibilidade, engajamento e audiência, com o objetivo de obter resultados por meio de uma das redes sociais mais populares do mundo.
Segundo um ranking elaborado com informações da DataReportal, o Brasil ocupa a terceira posição mundial em número de usuários com mais de 18 anos no TikTok, com um total de 82,2 milhões de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (113,3 milhões) e da Indonésia (109,9 milhões). Em seguida, aparecem países como México, Rússia, Vietnã, Filipinas e Tailândia. Ou seja, estamos falando de uma grande oportunidade de negócios, não é mesmo?
Quer saber um pouco mais? Então confira este artigo cheio de informações importantes que podem ajudar você a alavancar as vendas online do seu negócio. Boa leitura!
O TikTok Business consiste em uma plataforma de gerenciamento de contas de anúncios, campanhas, dados, acessos e permissões. Ela possibilita administrar e controlar as funções voltadas para criação de campanhas de anúncios.
Resumidamente, o TikTok Business permite que o usuário invista para ter um retorno financeiro através de propagandas.
Qualquer usuário pode alterar a sua conta pessoal para uma profissional. Isso libera recursos maiores como definição de público, de orçamento e a criação de anúncios personalizados.
Depois de transformar o seu perfil em uma conta profissional, é necessário escolher a categoria mais próxima do seu negócio e adicionar algumas informações como página da internet e endereço de e-mail. Também é muito importante providenciar uma imagem com o logotipo para transmitir mais credibilidade e personalidade.
Em seguida, utilize o TikTok Ads Manager, o serviço de produção de propagandas da plataforma, dentro do TikTok for Business. Por meio dessa ferramenta você poderá analisar o público, acompanhar os assuntos que estão mais em alta e ainda traçar um desenvolvimento mais direcionado de seus anúncios com os recursos disponíveis.
Essa assistência possibilita à sua empresa entender as expectativas da audiência em relação ao produto e propaganda. Há também um kit para criação de vídeos que pode ser utilizado para garantir a qualidade e a originalidade necessárias para se destacar.
Por fim, o TikTok for Business disponibiliza uma ferramenta de administração chamada Automated Creative Optimization, que tem o objetivo de auxiliar em todo o processo, desde a concepção até a avaliação dos resultados.
Para realizar investimentos no TikTok for Business, é necessário ter em mente o objetivo da empresa e os valores mínimos de orçamento para uma campanha ou grupo de anúncios, que são de US$ 50 e US$ 20, respectivamente.
O próximo passo é definir o valor máximo do lance que a empresa está disposta a pagar pelas ações dos usuários que visualizam os anúncios, escolhendo entre os quatro métodos disponíveis:
Para alcançar os objetivos da empresa na plataforma do TikTok, é crucial planejar cada anúncio com coerência. Ao todo, existem seis tipos de anúncios disponíveis no TikTok Business, são eles:
Trata-se de uma campanha em que a marca cria um desafio com uma hashtag específica, filma e desafia os usuários a fazerem o mesmo. O objetivo é gerar mais engajamento e reconhecimento de marca na rede social.
Permite a criação de filtros personalizados, como máscaras faciais e objetos em 3D, que os usuários podem usar em seus vídeos e publicações.
Com essa opção, é possível criar anúncios curtos em formato de vídeo ou imagem, com duração de três a cinco segundos.
Também conhecido como Vídeos no Feed, essa campanha permite a criação de vídeos com duração de até 60 segundos. O maior benefício desse modelo é que o som é ativado automaticamente quando o usuário passa pelo anúncio.
O Desafio de hashtag, como é chamado por aqui, consiste em uma estratégia em que uma empresa cria um desafio com uma determinada hashtag, filma e desafia os usuários a fazerem o mesmo no TikTok . O objetivo é gerar engajamento e aumentar o reconhecimento da marca dentro da plataforma.
Esse tipo de anúncio permite a criação de filtros personalizados. Com o Brand Effects, uma marca pode criar máscaras faciais e objetos 3D para os usuários da rede utilizarem em suas publicações em vídeo.
Veja como é fácil se cadastrar no TikTok for Business:
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