Em um mundo cada vez mais consciente das necessidades impostas pela crise do meio ambiente, as marcas estudam com muita atenção o aspecto de sustentabilidade das embalagens de seus produtos.
Nós, da R.Baccin, acreditamos que este é de fato um assunto inadiável, e quanto mais cedo você, lojista, tomar conhecimento dessas questões, melhor para seus negócios e para os consumidores, que consideram esse um problema de grande urgência.
Impacto das embalagens no meio ambiente
Para compreendermos o impacto das embalagens no meio ambiente, é necessário mostrar alguns números.
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Embalagem, 37,1% das unidades produzidas em 2021 são de plástico, sendo que houve um aumento de 6,8% na produção nacional de invólucros fabricados com este material.
Aliás, do total de embalagens produzidas no Brasil no ano passado, 8,5% foram para o setor de produtos têxteis, ou seja, a principal indústria na produção de embalagens. Couro e calçados, outra indústria ligada à moda, representou 5%.
Ou seja, não estamos falando de pouca coisa, afinal, um país com uma população de quase 213 milhões de pessoas pode se tornar um verdadeiro vilão do meio ambiente.
Sustentabilidade das embalagens na moda
Uma pesquisa realizada no ano passado pela Smurfit Kappa, empresa de embalagens sustentáveis, ouviu mais de mil consumidores brasileiros e constatou que a embalagem é realmente um fator determinante para a percepção de sustentabilidade na moda.
A pesquisa identificou que o uso de materiais recicláveis é um ponto decisivo para decidir se uma grife é ou não sustentável para quase 6 em cada 10 entrevistados.
Além disso, para 65% das pessoas entrevistadas, o uso de materiais recicláveis nas sacolas é um fator determinante para a compra de uma roupa. Ou seja, sustentabilidade das embalagens é sim um tema muito importante para a maioria dos clientes.
Outro aspecto muito importante identificado nessa pesquisa aponta que há três fatores que mais impactam a percepção dos consumidores envolvendo as embalagens: se ela é biodegradável, se pode ser reciclada ou se é feita de materiais reciclados.
Moda e sustentabilidade das embalagens no e-commerce
Aliás, não podemos nos esquecer do e-commerce, que é uma fatia enorme do mercado. Durante a pandemia, o Brasil viu crescer um volume significativo de embalagens de plástico e de papel oriundas dessa modalidade de comércio e que são descartadas de forma inadequada.
Sabendo da gravidade desse problema, varejistas de moda liderados pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) se uniram para elaborar o Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce.
A ideia por trás desse documento é apresentar uma ferramenta de uso prático que auxilia as empresas a definirem estratégias inteligentes para o desenvolvimento dessas embalagens, a fim de reduzir o impacto dos resíduos.
O guia apresenta às empresas uma análise detalhada do tema e estratégias que orientam o setor da moda a um modelo de circularidade, sobretudo para compreender critérios muitas vezes desconhecidos ao longo da vida útil das embalagens.
O Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce está disponível gratuitamente no site da associação.
Assessoria de Roupas da R.Baccin
Atendemos os mais diversos tipos de lojas, com assessoria aos lojistas de confecções de todo o país, e contamos com mais de 300 fornecedores para atender todo perfil e tamanho de loja com as novidades e tendências nacionais e internacionais.
Com seis décadas de tradição, temos o know how que faz toda a diferença. Nossos consultores estão sempre apresentando produtos atualizados com as tendências da moda, com qualidade e preços competitivos de acordo com o perfil de cada empresa e de seus clientes.
O suporte da equipe R. Baccin prioriza um relacionamento contínuo, e para isso contam com informativos de moda, email marketing, novidades nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), atualizações de produtos no site e também via WhatsApp.
Nossa matriz está na Rua José Paulino, 744, Bom Retiro, São Paulo (SP). Os telefones são (11) 3221-3100 e (11) 95970-0008. Venha nos visitar ou confira nosso atendimento online. Se preferir, envie um email para contato@rbaccin.com.br.