Sobrecarga de informação é um volume excessivo de conteúdo disponível para um cliente para ajudá-lo a tomar uma decisão, concluir uma tarefa ou responder uma pergunta. O que acontece é que essa sobrecarga de informação dificulta a decisão de compra pelo consumidor.
Ou seja, muito conteúdo pode afetar a capacidade de uma pessoa de processar dados e tomar as melhores decisões.
Por isso, especialmente para o lojista que tem ecommerce, é importante que se crie um conteúdo que corresponda melhor às necessidades do seu público-alvo para manter a experiência do cliente positiva em vez de confusa.
Desta forma, nós, da R.Baccin, vamos abordar neste artigo algumas práticas com as quais a sua loja online pode ajudar a combater essa sobrecarga de informação para conquistar novos clientes e fidelizar os existentes. Confira!
Começar a melhorar o site da sua própria loja, revisando e aperfeiçoando o conteúdo é o primeiro passo. Além do cuidado com o conteúdo, é preciso que a sua loja virtual seja fácil de navegar. Ajude o seu consumidor a encontrar exatamente o que ele precisa, sem precisar ir de um lugar para o outro incansavelmente.
Realize sempre ou, de tempos em tempos, as suas ofertas ou promoções e considere uma estratégia para melhorar esses acessos. Se algo está desatualizado, faça uma auditoria e remova o conteúdo. Aprimore e otimize sempre o que é compartilhado em sua loja online para atender melhor aos clientes atuais ou potenciais consumidores sem sobrecarregá-los com informações datadas.
Uma maneira de combater a sobrecarga de informações é investir em conteúdo interativo. Este tipo de conteúdo é fácil de consumir e beneficia o engajamento. Considere pesquisas, questionários e outros conteúdos que estimulem o engajamento. Este tipo de interação traz um toque pessoal e os clientes em potencial podem ser direcionados para suas ofertas de informação.
Nem todos os consumidores têm tempo para ler dezenas de posts ou páginas na web. Atualmente, diferentes tipos de conteúdo atendem as necessidades com mais eficiência como, por exemplo, vídeos.
Se a sua loja fornecer a um cliente em potencial tudo que ele precisa de forma sucinta e completa, sem sobrecarregá-lo, as decisões de compra podem ser mais assertivas e a sobrecarga de informação é evitada.
Desenvolva uma matriz de conteúdo, ou seja, forneça uma estrutura para ajudar a direcionar os esforços da sua loja, incluindo um plano para abordar todas as etapas da jornada do consumidor. É uma forma de planejar e organizar seu material, evitando repetições desnecessárias e preenchendo eventuais lacunas de informação relevantes para seu público-alvo.
Gostou do conteúdo? Esperamos que este artigo seja útil.
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Estamos localizados no Bom Retiro, em São Paulo. Nosso showroom conta com uma equipe profissional, preparada e bem informada de consultores para auxiliá-lo em suas compras.
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