A expectativa do setor varejista é que as vendas aumentem até 12% no segundo semestre deste ano, em relação a janeiro e junho de 2022. É o que afirma o balanço da Associação Brasileira do Varejo (ABV), que avalia que os bons resultados podem ser alavancados pelos grandes eventos, como a Copa do Mundo e datas comemorativas.
Leia mais este artigo R.Baccin para saber mais sobre a conjuntura do mercado, e entender como o setor de moda também pode se beneficiar com esse período.
Setor varejista e as principais tendências
A ABV enxerga o resultado como positivo. Levando em consideração o fim das medidas restritivas contra a Covid-19 e as possibilidades geradas pelos eventos do período, o panorama ainda é um pouco tímido, embora o varejo realmente esteja se adaptando após um longo período de dificuldades.
De acordo com dados da última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), neste ano o comércio varejista avançou 2,3% até abril, enquanto nos últimos doze meses o resultado foi de 0,8%.
Metade das oito atividades avaliadas na pesquisa registrou avanço no volume de vendas de abril em relação a março, entre eles tecidos, vestuário e calçados, que mostrou um acréscimo de 1,7%.
Setor varejista e e-commerce
Quando o assunto é e-commerce, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) projeta um montante de R$ 91,5 bilhões ao longo do segundo semestre. Com isso, o comércio eletrônico deve fechar 2022 com R$ 165 bilhões, resultado relativamente abaixo dos R$ 169,6 bilhões previstos no início deste ano.
Porém, principalmente por conta da Copa do Mundo, essas vendas podem crescer e chegar aos R$ 170 bilhões, considerando principalmente os artigos esportivos e eletrônicos.
Outros pontos importantes destacados pela associação são o valor elevado dos fretes e o aumento dos juros, que podem impactar diretamente o desempenho do setor varejista e a confiança do consumidor.
Para os varejistas, também fazem diferença no resultado as taxas cobradas pelos marketplaces, que são as plataformas usadas pelos empresários.
Panorama do mercado de vestuário
Outras pesquisas também apontam para um cenário favorável. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC) o comércio de roupas deve crescer quase 10% neste semestre sobre igual período de 2021, o que caracterizaria o grande destaque do setor varejista em 2022.
O setor varejista de roupas também apresentou projeções favoráveis para a equipe de economistas da MacroSector Consultores. Segundo eles, o segmento é o que mais deve crescer neste ano (8,7%), em volume, na comparação com 2021.
Já a IEMI – Inteligência de Mercado, empresa de pesquisa especializada em moda e decoração que monitora 2 mil varejistas de roupas no país, prevê alta (6,9%), em peças, para o comércio de vestuário em 2022 sobre 2021.
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Como pode perceber, os números do setor varejista estão de fato favoráveis. Mas para que realmente você, lojista, faça acontecer, é necessário ter à disposição um bom estoque e roupas adequadas às principais tendências do mundo da moda.
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