Como todo bom clássico, a roupa de alfaiataria está sendo revisitada em grande estilo nos últimos tempos por diversas grifes nas passarelas mundo afora. Versátil, pode ser usada em uma variedade de estilos, desde um look de escritório mais formal até um look casual mais descontraído.
De olho na volta dessa tendência, nós, da R.Baccin, preparamos este artigo para você, lojista, que quer ficar por dentro desse estilo que tanto amamos e que não deve faltar em sua loja. Continue a leitura para saber mais!
O que é roupa de alfaiataria?
Na verdade, a roupa de alfaiataria consiste em um estilo de corte (predominantemente de linhas retas) que muita gente confunde com roupas sociais, embora esteja associado a um estilo muito mais sofisticado e estiloso, podendo ser mesclado de diversas maneiras.
Além disso, a alfaiataria aborda em sua concepção conhecimentos técnicos de corte, tinturaria e de tradições têxteis da tecelagem. Por trás de todo esse cuidado com a elaboração está a criação de peças elegantes e confortáveis que se atrelam às formas do corpo humano, feitas sob medida.
Por ser composta por peças mais estruturadas e complexas, não é qualquer tecido que pode ser aplicado em uma peça de alfaiataria. Entre os mais recomendados estão:
- cambraia;
- zibeline;
- linho;
- lã fria;
- oxford;
- gabardine;
- jacquard;
- crepe de alfaiataria.
Vale ressaltar que embora este seja um estilo marcado pela elegância e sofisticação, hoje em dia também há opções de peças com preços mais competitivos e acessíveis.
Qual é a origem da roupa de alfaiataria?
A roupa de alfaiataria se desenvolveu na Espanha e França, entre o século XII e o XIV. Com a ascensão da burguesia presente naquela época, vários alfaiates começaram a se estabelecer em diversos pontos das cidades para produzir roupas sob medidas.
No início, essas peças eram elaboradas apenas para homens, sempre com tecidos luxuosos, bordados e acabamentos finos. Ao longo do século XIX, a alfaiataria passou por mudanças significativas com o surgimento de novas tecnologias têxteis, como o algodão e a lã, além da adoção de novos estilos e padrões de corte. Foi nessa época que a alfaiataria começou a se tornar acessível a uma classe mais ampla de homens.
Já as mulheres começaram a usar roupas de alfaiataria no final do século XIX e início do século XX, quando começaram a lutar por direitos e liberdade pessoal. Foi nessa época que elas começaram a demandar roupas que fossem mais práticas e confortáveis do que os espartilhos e vestidos longos que eram comuns na época.
As roupas de alfaiataria eram vistas como mais apropriadas para as mulheres que trabalhavam em escritórios e outras profissões, e eram frequentemente usadas com chapéu, luvas e outros acessórios elegantes.
A popularidade da alfaiataria para mulheres cresceu nas décadas seguintes, com estilos como o terno Chanel e a saia lápis, que se tornaram símbolos de elegância e poder feminino.
Hoje em dia, as roupas de alfaiataria se tornaram sinônimo de estilo e sofisticação para mulheres.
Roupa de alfaiataria volta a ser tendência
De olho nos dias atuais, podemos dizer que desde o verão 2023 a roupa de alfaiataria se encontra em um momento de alta, e neste inverno não será diferente.
Os grandes eventos de moda reafirmam essa tendência. Ao longo dos desfiles da New York Fashion Week, que aconteceu em fevereiro deste ano, ficou evidente que a chamada roupa de alfaiataria entrou com tudo nos looks para o inverno 2023/24. Sendo assim, não faltaram nas apresentações looks com roupas bem estruturadas, com diferentes tipos de tecidos encorpados e bem alinhados, antecipando o mood que deve permear a estação mais elegante.
Como utilizar roupa de alfaiataria no inverno 2023?
Ao contrário do que muita gente pensa, a roupa de alfaiataria não vai bem apenas com um visual mais clássico e tons sóbrios. Por sua elegância, pode ser mesclada com peças de cores variadas e estampas, formando assim looks mais descontraídos e até mesmo inesperados. O que vale é a criatividade e o bom gosto!
Para a moda de 2023, a roupa de alfaiataria vai bem com:
- cropped;
- camisetas básicas;
- tênis;
- coletes;
- sutiãs;
- sapatos de solado tratorado.
Por fim, podemos afirmar que a roupa de alfaiataria é um clássico que oscila, mas nunca sai de moda de fato. Portanto, mesmo que não estejam em alta em uma determinada temporada, as roupas de alfaiataria são peças atemporais que podem ser usadas em qualquer época do ano.
Então, agora que este é um momento de alta, que tal investir nesse tipo de visual e ficar por dentro do que há de mais fashion? Se joga na alfaiataria!
Assessoria de Compras da R.Baccin
Nós, da R.Baccin, esperamos que este artigo tenha sido útil e que com isso também possamos te ajudar na hora de atualizar seu estoque com roupa de alfaiataria.
Atuamos com assessoria aos lojistas de confecções com muito profissionalismo e competência no Bom Retiro, tradicional bairro de São Paulo e polo nacional de confecção. Venha até nós para conhecer nosso showroom e ficar por dentro das principais tendências do mercado da moda.
Além disso, o suporte da equipe R.Baccin mantém um relacionamento contínuo com informativos de moda, e-mail marketing, novidades nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), atualizações de produtos no site e via WhatsApp. Estamos preparados para te auxiliar nas suas compras e no envio de cada pedido! Seja nosso parceiro!
Entre em contato com a gente pelos nossos canais.
WhatsApp: (11) 3221-3100 ou pelo E-mail: atendimento@rbaccin.com.br
Se preferir, você também pode falar com a gente por AQUI.