Segundo uma pesquisa elaborada pelo IDC, mais de 80% dos varejistas estão utilizando as redes sociais para vendas, ou seja, tudo indica que essa forma de interação veio para ficar.
Os números apontam o que já parecia um fato: a pandemia e seus desdobramentos alteraram os hábitos de consumo e a maneira como o varejo passou a atender o cliente, que utiliza de maneira exponencial plataformas como Facebook e Instagram, além de novos meios de pagamento, como o WhatsApp Pay.
Grande parte dos consumidores usam esses apps, e fazer com que o negócio apareça às pessoas por meio do Marketing Digital pode ser uma estratégia muito bem sucedida. Leia este artigo para saber um pouco mais a respeito!
O mercado global de e-commerce tende a alcançar um acréscimo de mais de 55,3% até 2025, atingindo US$ 8 trilhões em transações, conforme foi divulgado no relatório The Global Payments Report 2022. Só no Brasil, o aumento deverá ser de 95% no mesmo período, chegando a US$ 79 bilhões.
Como se pode perceber, utilizar as redes sociais para vendas parece ser um bom caminho para inovar e estreitar a relação com o público-alvo de qualquer negócio. Mesmo porque esta é uma das formas mais populares de se consumir atualmente, e a pesquisa da IDC de fato aponta para esta tendência de amplo crescimento.
O estudo também apontou que as transações nas plataformas digitais correspondem a 54% da receita dos varejistas no Brasil e a maior parte das empresas se prepara para oferecer produtos e serviços digitais ao consumidor.
Além disso, o levantamento indica que 86% dos empreendimentos acabam utilizando as informações geradas pelos clientes para personalizar estratégias e desenvolver comunicações e estratégias conforme a necessidade do momento.
De fato, há vários aspectos positivos no uso das redes sociais para vendas. Por outro lado, o estudo também mostra que a integração entre as plataformas ainda tem seus entraves.
Neste sentido, o maior desafio de comunicação e engajamento apontado pelos varejistas durante a pandemia foi a necessidade de inovação para manter as vendas e a operação.
Além disso, também foi bastante mencionado o suporte e atendimento ao cliente de forma virtual, assim como o processo de entender as necessidades do negócio e as demandas do cliente. Criar uma experiência de compra satisfatória nos canais online foi outro tópico citado.
O pessoal do varejo precisa construir alianças no mundo virtual e buscar plataformas integradas para que se possa desenvolver uma estratégia omnicanal, ou seja, um planejamento de conteúdo entre canais a fim de melhorar a experiência do usuário e conduzir relacionamentos aprimorados com o público nos pontos de contato.
Também é imprescindível sempre estar atento aos cuidados com dados, uma vez que essa tem sido uma das prioridades no mundo virtual. Com isso, cria-se confiança digital entre empresa e consumidor.
Mas além disso, há algumas dicas básicas que podem ajudar o varejista a estar de acordo com as melhores práticas utilizadas nas redes sociais para vendas. São elas:
Produza conteúdo de qualidade – Para construir uma presença sólida nas redes sociais é preciso constância na produção de conteúdo de qualidade. Isso significa que é necessário estar atento aos anseios da persona que se quer atingir para produzir com mais efetividade.
Mantenha uma periodicidade – É fundamental para qualquer um que queira usar as redes sociais para vendas que se tenha um calendário editorial de postagens com temas e datas de publicação. E mesmo que a publicação não resulte em uma venda imediata, esta periodicidade sólida é uma estratégia simples e que possibilita criar autoridade no seu segmento de atuação. Assim, quando o público que já teve contato com seu conteúdo for às compras pela internet, certamente lembrará do seu negócio.
Evite o copia e cola – Aliás, é sempre bom evitar publicar exatamente o mesmo conteúdo , caso sua marca esteja em diferentes plataformas. Convém fazer adaptações no texto e na imagem, mesmo que seja sobre o mesmo assunto.
Tenha uma identidade visual bem definida – Nas publicações, dê preferência às imagens de apelo visual. O importante é que se consiga uma identidade forte, como quando você vê uma imagem na internet e já sabe de qual empresa se trata. Independente de ser uma empresa famosa ou pouco conhecida, isso fortalece sua marca.
Responda todas as dúvidas do seu público – Criar um relacionamento com o público para vender mais também passa por dar atenção aos clientes. Por isso, se alguém entrar em contato com alguma dúvida, dê uma resposta.
Utilize o social commerce – O social commerce consiste em utilizar o recursos das redes sociais para fazer transações de um ecommerce de modo integrado. É uma boa ideia porque permite vender direto para o consumidor intermediários e ainda assim possibilita esse usuário a estar mais próximo do seu conteúdo.
Com seis décadas de tradição na bagagem, nós da R. Baccin temos o know how que faz toda a diferença. Nossos consultores estão sempre apresentando produtos atualizados com as tendências da moda, com qualidade e preços competitivos de acordo com o perfil de cada empresa e de seus clientes.
O suporte da equipe R. Baccin prioriza um relacionamento contínuo Para isso, contam com informativos de moda, email marketing, novidades nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), atualizações de produtos no site e também via WhatsApp.
Nossa matriz está na Rua José Paulino, 744, Bom Retiro, São Paulo (SP). Os telefones são (11) 3221-3100 e (11) 95970-0008. Venha nos visitar ou confira nosso atendimento online. Se preferir, envie um email para contato@rbaccin.com.br. De qualquer forma, você vai encontrar conosco o que o seu negócio precisa!
À medida que nos aproximamos de 2025, as tendências de marketing digital estão se tornando…
O mercado da moda está em constante evolução, e para lojistas e proprietários de marcas,…
Nos últimos anos, a moda praia tem se transformado por meio de uma crescente valorização…
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados pelos consumidores e lojistas, especialmente no…
O setor de moda online vive um momento de crescimento significativo, refletindo mudanças no comportamento…
De fato, as figurinhas do WhatsApp podem ser uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas…