E-commerce e redes sociais: Pinterest é considerada a plataforma mais inspiradora

E-commerce e redes sociais: Pinterest é considerada a plataforma mais inspiradora

Quem trabalha com e-commerce sabe da importância de estar em constante aprimoramento para conseguir bons resultados. As redes sociais se mostram ferramentas essenciais para melhorar os números de vendas e de público, e o Pinterest é uma das mais interessantes para quem trabalha no setor da moda.

Embora bastante conhecido, o Pinterest não é tão badalado quanto o Facebook, o Instagram ou o próprio TikTok, mas há fortes argumentos que indicam que essa pode ser a plataforma ideal para fazer você, lojista, bombar as vendas em sua loja virtual. Leia para saber mais a respeito!

 

O que é Pinterest?

Para quem não sabe, é necessário esclarecer que o Pinterest consiste em uma rede social baseada fundamentalmente no compartilhamento de imagens.

Isso é bem comum entre as redes sociais mais famosas, mas a forma que o conteúdo de um perfil é organizado e apresentado no Pinterest permite que usuários desenvolvam um board, que é uma espécie de quadro de inspirações. 

Ou seja, se seu principal interesse é, por exemplo, animais de estimação, a plataforma te dá a possibilidade de compartilhar suas próprias imagens sobre o assunto, além de imagens de outros perfis relacionados ao tema para compor seu board.

Tudo isso faz com que usuários do Pinterest tenham uma relação um tanto diferente com lojistas e anunciantes da plataforma. Isso porque, de modo geral, o e-commerce costuma impulsionar o consumidor a comprar por impulso, já o Pinterest tem como objetivo promover a compra por inspiração, o que faz toda a diferença.

Isso se confirmou durante o Pinterest Presents, segunda edição do evento anual da companhia. Na ocasião, foram apresentados dados que confirmaram um percentual impressionante: 94% dos usuários se sentem mais inspirados para novas ideias por meio do Pinterest, se comparada com as demais plataformas.

O mesmo estudo também apontou que 91% dos usuários afirmaram que se sentem mais inspirados a agir, comprar ou experimentar algo novo a partir do que é salvo no Pinterest. E por fim, 89% dos usuários enxergam a rede social como uma plataforma positiva, o que é um número bastante expressivo.

 

Como evitar marketing irrelevante

Considerando essas informações, é bom nos atentarmos às exigências do mundo do marketing. Um relatório recente do parcelLab chamado “The Emotional Shipping Experience” identificou que o chamado marketing irrelevante praticado pelas empresas está afastando os clientes das próprias marcas. 

O estudo da parcelLab identificou que dos 49% das pessoas que foram segmentadas em e-mail e redes sociais de forma errada nos seis meses anteriores à pesquisa, 42% cancelaram a inscrição nas listas de marketing da marca e 24% bloquearam a marca nas redes sociais.

O relatório também descobriu que quase metade de todos os clientes dos Estados Unidos foram alvo de marketing irrelevante nos seis meses anteriores ao estudo. 88% de todas essas pessoas tomaram medidas para se distanciar da marca. 

Isso mostra como é importante a personalização no marketing, que ao contrário do marketing irrelevante, aproxima os clientes. 

Vários estudos já mostraram que a personalização aumenta as taxas de abertura de e-mail, por exemplo, e isso ocorre principalmente porque as pessoas querem muito estar conectadas às marcas que admiram e precisam de alguma forma se sentirem reconhecidas.

 

Conversão no Pinterest

Gerar novas fontes de tráfego e conversão a todo momento é uma das premissas do sucesso no e-commerce. Confira essas dicas a seguir para que sua marca performe bem no Pinterest e consiga interagir com usuários da maneira adequada:

 

Sempre utilizar fotos de qualidade

No Pinterest, tudo gira em torno das imagens. Por isso, ter fotos de qualidade é a premissa mais básica e fundamental. Além disso, a plataforma costuma contar com um uma atmosfera criada a partir de imagens mais claras, harmônicas e delicadas, então fica a dica!

 

Mostrar formas de uso

Apresente para seu público dicas de como usar uma peça que está vendendo e abuse dos looks. Os espaços que o Pinterest dispõe são muito bons para criar sequências de fotos que mostram como usar os produtos.

 

Pastas de sugestões são importantes

Por falar em como usar suas peças, vale a pena também aproveitar sua conta no Pinterest para criar pastas organizadas por segmento. Procure criar pastas de diferentes categorias, para que assim possa apresentar todos seus produtos com mais facilidade.

 

Use e abuse dos links

Todos os espaços de linkagem do Pinterest devem ser utilizados para criar uma jornada de consumo. As imagens do seu perfil devem sempre direcionar para sua loja virtual ou para um artigo que dê mais informações sobre algum tema ou produto, de preferência no blog de sua marca.

 

Descrição é fundamental

As Estratégias de SEO também vão muito bem no Pinterest. Deixe bem claro o que é o seu produto, e procure um equilíbrio entre a linguagem formal e coloquial. Com isso, suas chances de ranqueamento aumentam consideravelmente.

 

Interaja

Sempre que possível, interaja com os usuários, pois é dessa forma que de fato seu público se sentirá reconhecido. Portanto dê dicas, compartilhe conteúdos relevantes, responda usuários e comente em outras páginas estratégicas.

 

Sobre a R. Baccin

Atuando há 63 anos com representação e assessoria de compras no mercado de moda e confecções, a R. Baccin é referência em profissionalismo, tradição e competência. 

Nossa equipe está preparada para atender sempre oferecendo os melhores produtos adequados para empresas de vários tipos, tais como lojas especializadas, boutiques, multimarcas, redes de lojas, private label e grandes magazines. 

Os telefones são (11) 3221-3100 e (11) 95970-0008. Venha nos visitar ou nos contate por meio do nosso atendimento online. Se preferir, envie um email para contato@rbaccin.com.br. Entre em contato conosco para encontrar o que o seu negócio mais precisa!

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