Melhorar a experiência com o seu cliente é um bom caminho para manter a sua loja (sua marca) em relevância, especialmente nos meios digitais, em que os conteúdos precisam ser assertivos para aprimorar a relação com o seu cliente. Desta forma, esse artigo vai fornecer algumas dicas para que você, lojista, possa aperfeiçoar a imagem e a comunicação da sua marca nas redes sociais ou no seu e-commerce.

Para começar, é preciso que você entenda que a experiência do cliente ou customer experience, refere-se a todos os contatos que os consumidores têm com a sua loja – desde a descoberta da sua marca a aquisição dos produtos.

Essa jornada começa quando o seu potencial consumidor encontra um conteúdo da sua loja no Instagram, por exemplo. Imagine que esse usuário gostou de uma imagem, salvou a foto, deixou um comentário ou compartilhou o post. Seguindo o fluxo de interesse, esse consumidor acessa o seu site e adquire o produto. Cria-se um laço ou um relacionamento.

Essa é uma fase importante porque é no pós-consumo que o cliente se torna promotor da marca: se a sua loja não permanece em contato com o seu consumidor a partir desse momento, mesmo que seus produtos ou serviços sejam excelentes, em uma próxima demanda o cliente pode priorizar a concorrência.

Isso acontece por motivos diversos: preços mais em conta ou embalagens mais atraentes, por exemplo.

Mas, se o cliente teve uma experiência ímpar desde o primeiro contato com a sua marca e, mesmo após a aquisição, ainda que a concorrência se esforce para criar diferenciais competitivos, ele não trocará o produto ou serviço, porque sabe que o valor agregado compensa. A experiência do cliente é um desses valores, que agrega muito e faz com que qualquer cliente prefira a sua marca ou a sua loja.

Redes Sociais

É importante que a sua loja faça uso das redes sociais. Elas são um canal que aproxima a sua loja do seu público, por isso é fundamental utilizá-las para proporcionar uma experiência positiva desde o seu primeiro contato.

Por meio delas, é possível manter a presença da marca na vida do cliente mesmo após a venda, disponibilizar conteúdos de valor e contar casos de sucesso, depoimentos de quem usa seus produtos, por exemplo.

Análise dos dados digitais

Utilize dados e tecnologia – uma grande aliada para melhorar a experiência do seu consumidor. Existem diversas ferramentas disponíveis que você deve utilizar para melhorar a gestão organizacional: aplicativos, soluções de coleta, tratamento e visualização de dados, plataformas, entres outros sistemas que fornecem informações valiosas sobre o seu público.

Nesse contexto de transformação digital, a visualização e análise dos dados estratégicos são essenciais os processos e garantir que os seus produtos sejam mais adequados para o perfil do seu público.

Além disso, é importante analisar as informações das interações do seu público com a sua marca, por meio de “pistas” deixadas em pontos de contato, especialmente em âmbito digital: redes sociais, site institucional e blog da empresa, por exemplo.

Esperamos que o artigo tenha sido útil.

Nós, da R.Baccin, atendemos os mais diversos tipos de lojas – de boutiques a magazines – com assessoria aos lojistas de confecções de todo o país e com os mais diversos segmentos de produtos para o público feminino, masculino, infantis e acessórios.

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