Melhore a experiência do cliente com a sua loja

Melhorar a experiência com o seu cliente é um bom caminho para manter a sua loja (sua marca) em relevância, especialmente nos meios digitais, em que os conteúdos precisam ser assertivos para aprimorar a relação com o seu cliente. Desta forma, esse artigo vai fornecer algumas dicas para que você, lojista, possa aperfeiçoar a imagem e a comunicação da sua marca nas redes sociais ou no seu e-commerce.

Para começar, é preciso que você entenda que a experiência do cliente ou customer experience, refere-se a todos os contatos que os consumidores têm com a sua loja – desde a descoberta da sua marca a aquisição dos produtos.

Essa jornada começa quando o seu potencial consumidor encontra um conteúdo da sua loja no Instagram, por exemplo. Imagine que esse usuário gostou de uma imagem, salvou a foto, deixou um comentário ou compartilhou o post. Seguindo o fluxo de interesse, esse consumidor acessa o seu site e adquire o produto. Cria-se um laço ou um relacionamento.

Essa é uma fase importante porque é no pós-consumo que o cliente se torna promotor da marca: se a sua loja não permanece em contato com o seu consumidor a partir desse momento, mesmo que seus produtos ou serviços sejam excelentes, em uma próxima demanda o cliente pode priorizar a concorrência.

Isso acontece por motivos diversos: preços mais em conta ou embalagens mais atraentes, por exemplo.

Mas, se o cliente teve uma experiência ímpar desde o primeiro contato com a sua marca e, mesmo após a aquisição, ainda que a concorrência se esforce para criar diferenciais competitivos, ele não trocará o produto ou serviço, porque sabe que o valor agregado compensa. A experiência do cliente é um desses valores, que agrega muito e faz com que qualquer cliente prefira a sua marca ou a sua loja.

Redes Sociais

É importante que a sua loja faça uso das redes sociais. Elas são um canal que aproxima a sua loja do seu público, por isso é fundamental utilizá-las para proporcionar uma experiência positiva desde o seu primeiro contato.

Por meio delas, é possível manter a presença da marca na vida do cliente mesmo após a venda, disponibilizar conteúdos de valor e contar casos de sucesso, depoimentos de quem usa seus produtos, por exemplo.

Análise dos dados digitais

Utilize dados e tecnologia – uma grande aliada para melhorar a experiência do seu consumidor. Existem diversas ferramentas disponíveis que você deve utilizar para melhorar a gestão organizacional: aplicativos, soluções de coleta, tratamento e visualização de dados, plataformas, entres outros sistemas que fornecem informações valiosas sobre o seu público.

Nesse contexto de transformação digital, a visualização e análise dos dados estratégicos são essenciais os processos e garantir que os seus produtos sejam mais adequados para o perfil do seu público.

Além disso, é importante analisar as informações das interações do seu público com a sua marca, por meio de “pistas” deixadas em pontos de contato, especialmente em âmbito digital: redes sociais, site institucional e blog da empresa, por exemplo.

Esperamos que o artigo tenha sido útil.

Nós, da R.Baccin, atendemos os mais diversos tipos de lojas – de boutiques a magazines – com assessoria aos lojistas de confecções de todo o país e com os mais diversos segmentos de produtos para o público feminino, masculino, infantis e acessórios.

Queremos te ajudar com a nossa experiência e profissionalismo!

Entre em contato com a gente pelos nossos canais: WhatsApp/Telefone: (11) 3221-3100 ou através do nosso e-mail: contato@rbaccin.com.br

Se preferir, faça contato com a gente diretamente por AQUI também.

Compartilhe esta informação!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Deixe um comentário
Buscando algum artigo?
Posts Recentes
Dicas

Sua loja já se adaptou ao Pix?

Agora, na hora de pagar uma conta em um estabelecimento comercial, além da pergunta “é débito ou crédito?”, temos visto uma outra possibilidade: o pagamento por Pix. Esta alternativa já

Leia mais »
Redes Sociais