Você já está por dentro das principais megatendências para o varejo? Conheça as cinco principais, a seguir!

5 megatendências para o varejo nos próximos anos

Recentemente, Rohit Bhargava, também conhecido como o guru das “megatendências”, deu uma entrevista ao site Mercado&Consumo, revelando as principais tendências e mudanças no mercado para os próximos anos.

Especialista em inovação e fundador da agência Non-Obvious, o guru comentou sobre cinco mudanças de comportamento originárias da pandemia, que vieram para ficar e crescer nos próximos anos.

Para manter seu negócio lucrativo e garantir sua expansão contínua, confira quais são elas a seguir, com a R.Baccin!
 

Flux commerce

Uma das principais megatendências é o “flux commerce”, que pode ser traduzido como algo semelhante a comércio de fluxo. Essa tendência diz respeito à capacidade de empresas olharem para outros mercados. Se você atua na área de moda, pode flertar com o ramo de saúde ou bem estar, por exemplo.

Cada vez mais organizações expandem suas áreas de atuação a novas perspectivas e mentalidades, de modo a assegurarem o crescimento de seus negócios.

A Crayola, por exemplo, reconhecida por seus gizes de cera, lançou uma linha de maquiagem, a Crayola Beauty.

Já a Coca-Cola, reconhecida por seus refrigerantes, se aventura há algum tempo na área da moda, com calçados originais.

É sobre isso que o comércio de fluxo diz respeito. Não limite suas atividades! Fique atento ao que está acontecendo em outras áreas e descubra novas oportunidades de ampliação.
 

Identidade ampliada

Visto o crescimento da internet, cada vez mais redes sociais estão surgindo. E é claro que os usuários querem fazer parte de todas elas! Em cada uma, as pessoas revelam suas características e identidades de maneiras diferentes – é daí que vem a identidade ampliada.

Considerada uma das principais tendências para o mundo dos negócios em 2023, varejistas precisam de atenção redobrada na hora de conhecer seus clientes em potencial. Assim como eles, as marcas precisam ter um olhar amplo e observar cada pessoa para além de seus estereótipos.

 

Human mode

“Modo humano” em tradução literal, está relacionado, sobretudo, à empatia. Visto o avanço e crescimento das tecnologias, não podemos deixar de lado nosso lado humanizado. Tanto é que o termo está em alta há algum tempo e por isso também é uma megatendência.

Quanto mais você realizar a humanização da sua marca, melhor. As pessoas estão interessadas em experiências conectivas e autênticas na hora de realizar suas compras no mundo digital.

Outra vez, a Coca-Cola é um grande exemplo. A rede não vende apenas refrigerantes, mas uma experiência de união, amizade e felicidade, junto à família e amigos.

Já a Aff The Hype encontrou uma maneira autêntica de se conectar com seus clientes. Ela entende as dores e necessidades de quem segue a marca. Foi a partir daí que surgiu a personagem icônica e imperfeita, Adênia, que traz à vida tudo o que os usuários sentem e querem dizer. Já rolou até um meet and great entre clientes e a personagem de pano!

Quanto mais experiências físicas e autênticas as marcas conseguirem entregar aos seus usuários, maiores as chances de terem fãs fiéis, verdadeiros promotores da organização!

 

Varejo sem gênero

Outra tendência que veio para ficar é o conceito agênero. Com o avanço do debate cada vez mais frequente sobre gênero e diversidade, marcas precisam reavaliar como veem os próprios clientes.

Hoje, já é possível encontrar brinquedos e roupas destinados a todos, sem distinção. Os “rótulos tradicionais”, como Rohit Bhargava chama, estão dando espaço para marcas que englobam todas, todos e todes.

Prova disso foi a São Paulo Fashion Week de 2021, que contou com marcas reconhecidas por esforços nessa área, como LED e Another Place.

 

Tecnologias protetivas

Dentre tantas tecnologias emergentes, destacam-se as protetivas. Como o nome sugere, elas são responsáveis por nos proteger contra qualquer inconveniente.

O legal é que elas serão responsáveis por prever situações e nos avisar em casos de fraudes, acidentes, rastreamentos e até mesmo gastos fora do padrão. Dá para acreditar?

Essas são apenas algumas das principais tendências do mercado para os próximos anos. Todas elas podem ser facilmente aplicadas em diferentes nichos. Já escolheu qual mais combina com o seu negócio?

 

Sobre a R.Baccin

Atendemos os mais diversos tipos de lojas – de boutiques a magazines – com assessoria aos lojistas de confecções de todo o país. Como os mais diversos segmentos de produtos para o público feminino, masculino, infantis e acessórios. 

Contamos com mais de 300 fornecedores para atender todo perfil e tamanho de loja com as novidades e tendências nacionais e internacionais – tudo para que os nossos clientes possam levar para a sua loja produtos de qualidade e com maior eficiência e facilidade.

Nossa equipe é composta por representantes e assessores, todos especializados em atender necessidades dos lojistas com o objetivo de obter os melhores resultados em suas vendas e personalizar o atendimento de acordo com as características de sua loja. Temos uma carteira com mais de 500 clientes ativos.

Nossos consultores estão sempre apresentando produtos atualizados com as tendências da moda, com qualidade e preços competitivos de acordo com o perfil de cada empresa e de seus clientes.

Estamos localizados no Bom Retiro, em São Paulo. Nosso showroom conta com uma equipe profissional, preparada e bem informada de consultores para auxiliá-lo em suas compras.  

O suporte da equipe R.Baccin mantém um relacionamento contínuo com informativos de moda, email marketing, novidades nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), atualizações de produtos no site e via WhatsApp.

Entre em contato diretamente com a gente e tenha mais informações. Nosso WhatsApp é (11) 3221-3100. Se preferir, envie um email para: contato@rbaccin.com.br 

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