Categories: Blog

Consumidores brasileiros preferem comprar online via marketplace

Comprar online é uma das comodidades favoritas dos brasileiros. Convenhamos: é muito mais fácil realizar compras online e sem precisar se locomover do que ir até uma loja física.

Além do tempo de deslocamento, que pode causar estresse, consumidores podem enfrentar filas e até não encontrar o que estavam procurando. Hoje em dia ninguém quer ter que passar por isso, e a internet torna essa possibilidade real.

De acordo com uma pesquisa feita pela All in, em parceria com a Opinion Box, 47% dos consumidores confiam mais nos marketplaces, do que em ferramentas de busca, como o Google.

Ao invés de pesquisarem nos motores de busca, eles preferem acessar sites que contemplam uma série de produtos das mais variadas marcas. Essa é uma estratégia que você pode investir para impulsionar o número de vendas!

 

O que é marketplace?

O marketplace é um ambiente digital onde vários varejistas podem vender seus produtos ao mesmo tempo. Nele, vários vendedores conseguem vender diferentes produtos em um único lugar, o que dá aos compradores a oportunidade de encontrar produtos que eles não conseguem encontrar em outros sites.

Imagine um marketplace como um shopping center: um espaço único, com lojas de diferentes nichos. É possível encontrar desde peças de roupa até equipamentos eletrônicos, com diversos preços, ofertas e tipos de frete.

 

Qual é a diferença entre e-commerce e marketplace?

Enquanto um marketplace é parecido com um shopping, o e-commerce é uma loja.

Nas lojas virtuais, os compradores conseguem comprar apenas produtos de um único nicho. Eles não conseguem encontrar roupas e aparelhos eletrônicos, como citamos acima, por exemplo. 

Diferentemente do marketplace, no e-commerce, o proprietário do site é o responsável por toda a dinâmica: exposição dos produtos, pagamentos e entregas.

 

Crescimento dos marketplaces

A pandemia foi a grande responsável pelo crescimento das compras online. De lá para cá, cada vez mais pessoas acessam a internet para garantir produtos ou serviços, visto a facilidade e praticidade desse tipo de transação.

Nesse meio tempo os marketplaces cresceram tanto que conseguiram superar até mesmo os principais mecanismos de pesquisa do mundo, como o Google. Isso acontece porque, segundo os motivos elencados pelos consumidores, esses ambientes virtuais são:

  • fáceis de acessar e encontrar uma maior diversidade de produtos;
  • têm boa reputação online;
  • oferecem frete e prazos de entrega variados.

Por isso, investir em marketplaces pode ser a solução para aumentar a lucratividade do seu negócio a curto e longo prazo.

 

Comportamento dos consumidores online

Em se tratando do mercado de moda, os usuários têm hábitos específicos. Segundo dados levantados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 98% dos entrevistados analisam preços antes de comprar qualquer item, sejam roupas, calçados ou acessórios.

Além disso,40% e 22% deles têm o hábito de revisar o pedido antes de finalizar uma compra, em sites de busca e em marketplaces, respectivamente.

Esses números demonstram o impacto da experiência online. Consumidores estão atentos e pesquisam muito antes de fechar uma transação. E, quando passam por uma jornada positiva, tem tudo para retornar e comprar mais uma vez.

Portanto, garanta que seu negócio online ofereça uma experiência online personalizada e única ao seu cliente. Junto a isso, aproveite as potencialidades dos marketplaces para expandir sua loja no mundo digital. Essa é a melhor maneira de conquistar e fidelizar cada vez mais usuários.

Especializada em representação e assessoria de compras, a R.Baccin entende do mercado de moda, digital e físico, e sabe o que sua empresa precisa para alcançar novos patamares. Conte com a gente para expandir e conquistar novos mercados!

É só entrar em contato com nossos representantes, e marcar seu horário de atendimento – na loja física ou via online. Estamos prontos para te atender e fazer sua loja crescer.

Recent Posts

Crescimento do setor de Moda Online: oportunidades e números reveladores

O setor de moda online vive um momento de crescimento significativo, refletindo mudanças no comportamento…

2 semanas ago

Turbinando suas vendas com figurinhas do WhatsApp

De fato, as figurinhas do WhatsApp podem ser uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas…

2 semanas ago

Tendência para o verão 2024/2025: animal print

O verão 2024/2025 se aproxima e, com ele, uma das tendências mais marcantes do mundo…

1 mês ago

Como lojistas de moda infantil podem melhorar as vendas para o Dia das Crianças

Você sabia que o Dia das Crianças é uma das datas com maior potencial lucrativo…

1 mês ago

Marketing de influência no B2B: potencializando resultados no setor de Moda

No dinâmico e competitivo mercado da moda, estratégias de marketing eficazes tornam-se diferenciais cruciais para…

2 meses ago

O que é conteúdo dinâmico e como ele pode ajudar no engajamento da sua marca

Você já se perguntou por que algumas marcas parecem sempre captar a atenção do público,…

2 meses ago