Comprar online é uma das comodidades favoritas dos brasileiros. Convenhamos: é muito mais fácil realizar compras online e sem precisar se locomover do que ir até uma loja física.
Além do tempo de deslocamento, que pode causar estresse, consumidores podem enfrentar filas e até não encontrar o que estavam procurando. Hoje em dia ninguém quer ter que passar por isso, e a internet torna essa possibilidade real.
De acordo com uma pesquisa feita pela All in, em parceria com a Opinion Box, 47% dos consumidores confiam mais nos marketplaces, do que em ferramentas de busca, como o Google.
Ao invés de pesquisarem nos motores de busca, eles preferem acessar sites que contemplam uma série de produtos das mais variadas marcas. Essa é uma estratégia que você pode investir para impulsionar o número de vendas!
O que é marketplace?
O marketplace é um ambiente digital onde vários varejistas podem vender seus produtos ao mesmo tempo. Nele, vários vendedores conseguem vender diferentes produtos em um único lugar, o que dá aos compradores a oportunidade de encontrar produtos que eles não conseguem encontrar em outros sites.
Imagine um marketplace como um shopping center: um espaço único, com lojas de diferentes nichos. É possível encontrar desde peças de roupa até equipamentos eletrônicos, com diversos preços, ofertas e tipos de frete.
Qual é a diferença entre e-commerce e marketplace?
Enquanto um marketplace é parecido com um shopping, o e-commerce é uma loja.
Nas lojas virtuais, os compradores conseguem comprar apenas produtos de um único nicho. Eles não conseguem encontrar roupas e aparelhos eletrônicos, como citamos acima, por exemplo.
Diferentemente do marketplace, no e-commerce, o proprietário do site é o responsável por toda a dinâmica: exposição dos produtos, pagamentos e entregas.
Crescimento dos marketplaces
A pandemia foi a grande responsável pelo crescimento das compras online. De lá para cá, cada vez mais pessoas acessam a internet para garantir produtos ou serviços, visto a facilidade e praticidade desse tipo de transação.
Nesse meio tempo os marketplaces cresceram tanto que conseguiram superar até mesmo os principais mecanismos de pesquisa do mundo, como o Google. Isso acontece porque, segundo os motivos elencados pelos consumidores, esses ambientes virtuais são:
- fáceis de acessar e encontrar uma maior diversidade de produtos;
- têm boa reputação online;
- oferecem frete e prazos de entrega variados.
Por isso, investir em marketplaces pode ser a solução para aumentar a lucratividade do seu negócio a curto e longo prazo.
Comportamento dos consumidores online
Em se tratando do mercado de moda, os usuários têm hábitos específicos. Segundo dados levantados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 98% dos entrevistados analisam preços antes de comprar qualquer item, sejam roupas, calçados ou acessórios.
Além disso,40% e 22% deles têm o hábito de revisar o pedido antes de finalizar uma compra, em sites de busca e em marketplaces, respectivamente.
Esses números demonstram o impacto da experiência online. Consumidores estão atentos e pesquisam muito antes de fechar uma transação. E, quando passam por uma jornada positiva, tem tudo para retornar e comprar mais uma vez.
Portanto, garanta que seu negócio online ofereça uma experiência online personalizada e única ao seu cliente. Junto a isso, aproveite as potencialidades dos marketplaces para expandir sua loja no mundo digital. Essa é a melhor maneira de conquistar e fidelizar cada vez mais usuários.
Especializada em representação e assessoria de compras, a R.Baccin entende do mercado de moda, digital e físico, e sabe o que sua empresa precisa para alcançar novos patamares. Conte com a gente para expandir e conquistar novos mercados!
É só entrar em contato com nossos representantes, e marcar seu horário de atendimento – na loja física ou via online. Estamos prontos para te atender e fazer sua loja crescer.