Apesar do comércio eletrônico ser vital para o crescimento de lojas em longo prazo, é importante que varejistas e vendedores de roupa não deixem o conceito de loja física de lado. Afinal, esse é outro elemento crucial para o sucesso do seu negócio.
Uma loja física bem projetada não é só um local para exibição de produtos, mas uma oportunidade para criar experiência única aos seus consumidores. Nela, eles têm espaço para explorar produtos, sentir tecidos, experimentar diferentes estilos e o principal: se conectar emocionalmente à marca.
Essas são só algumas das vantagens que os espaços físicos oferecem aos varejistas. Contudo, para realmente conquistar clientes e elevar as vendas do seu comércio, é essencial ter um local adequado.
Preparado para transformar sua loja? A R. Baccin vai te mostrar benefícios e dicas para a criação de uma loja física envolvente e atrativa.
Num mercado cada vez mais competitivo, ter uma loja física apropriada pode te trazer uma série de vantagens. Quando bem organizada, ela atrai e conquista mais clientes. Assim, aumenta as vendas e melhora o crescimento do negócio em longo prazo.
E mais:
Sem nem entrar no espaço, eles conseguem visualizar tudo o que a loja tem a oferecer – o que, num primeiro momento, gera interesse.
Uma loja física atrativa não apenas atrai consumidores em um primeiro momento, mas também cria um interesse contínuo em longo prazo.
Além disso, ao oferecer uma experiência memorável, os clientes ficam mais propensos a retornar à loja no futuro.
Espaços bem projetados e organizados mostram a identidade da sua marca, que é uma forma de se diferenciar da concorrência.
Por meio de elementos visuais, como logotipos, cores e decoração, a loja pode transmitir sua mensagem e valores de forma clara e consistente, o que ajuda a fortalecer e fixar a identidade na mente dos clientes.
Outro benefício é a facilidade no atendimento. Quando tudo está no lugar correto, os atendentes conseguem auxiliar consumidores com mais facilidade e dinamismo, o que é essencial para fidelização.
Tendo em vista a preferência dos consumidores por atendimentos rápidos, quanto mais dinâmicos forem, melhor para a sua marca.
Mas não pense que apenas ter um espaço físico já é o suficiente. Você precisa de atenção quanto a alguns fatores cruciais, capazes de tornar a experiência do cliente ainda melhor.
Todas as recomendações que mostraremos a seguir foram feitas pelo Sebrae, empresa responsável por apoiar micro e pequenas empresas.
Vamos às dicas?
A vitrine da sua loja precisa ser atraente. Portanto, destaque as peças mais procuradas em combinações de tirar o fôlego. Ao ser bem elaborada, pode ter certeza que os consumidores ficarão encantados e, assim, terão mais interesse em conhecer toda a loja.
A fachada da loja é o primeiro contato que os clientes têm com o seu negócio, por isso é importante que ela seja organizada, limpa e bonita. Uma fachada atraente transmite profissionalismo e convida as pessoas a entrarem.
Se o espaço estiver muito quente, os clientes podem se sentir desconfortáveis e sair antes de fechar uma compra. Portanto, invista na climatização.
Uma temperatura agradável e adequada faz com que os consumidores fiquem mais tempo na loja, vejam mais roupas e realizem compras maiores.
Em se tratando da iluminação, você precisa estar atento a dois fatores essenciais: equilíbrio entre as luzes e a tonalidade das lâmpadas.
Primeiro, as luzes externas e internas precisam estar equilibradas, para destacar roupas de maneira adequada, sem atrapalhar a experiência do consumidor.
Além disso, é preciso atenção quanto à cor das lâmpadas. Cores frias são usadas para gerar atenção, enquanto as amarelas geram conforto visual.
Considere a identidade da marca e o que você quer passar às pessoas que visitam a sua loja para escolher a melhor tonalidade.
A decoração não pode faltar! Ela é um dos principais fatores de diferenciação entre a sua loja e o seu concorrente. Por isso, escolha cuidadosamente todos os itens que irão compor o espaço, como cores, móveis, tapetes e enfeites.
Eles devem ser posicionados e definidos de maneira estratégica para criar uma atmosfera única e alinhada com a proposta da sua loja.
Deixar uma música tocando de fundo é opcional. Se você quer manter um som de fundo, escolha uma trilha sonora alinhada a sua identidade de marca e público-alvo.
Definida a playlist, cuidado com o volume. Ele deve ser agradável e não muito alto para não atrapalhar a conversa entre clientes e vendedores, nem causar desconforto aos visitantes.
Ao seguir essas recomendações, pode ter certeza que sua loja física será um grande sucesso!
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