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Invista em sua loja virtual

Mesmo com as lojas físicas abertas, as vendas do varejo online seguem em expansão no Brasil. No último mês de dezembro, por exemplo, elas registraram alta de 54% em relação ao mesmo período de 2019. Desta forma, continuar os investimentos em loja virtual ou em vendas online ainda é um ótimo caminho.

Os dados são do índice MCC-ENET desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie.

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online, o que representa uma alta de 0,5 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior (17,9%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (13,7%), houve crescimento de 4,7 pontos porcentuais.

 

Pontos importantes para uma loja virtual de sucesso

 

Plano de negócios

Um dos pontos mais relevantes para uma loja virtual de sucesso é o desenvolvimento de um plano de negócios. Parece algo óbvio, mas muitos gestores ficam ansiosos para colocar a loja no ar e pulam a etapa de planejamento. Uma loja virtual deve ser planejada e estruturada com o mesmo cuidado que se toma ao desenvolver uma loja física.

 

Plataforma que funciona

Vale a pena investir um pouco mais em uma plataforma de e-commerce para entregar uma boa experiência de compra ao seu consumidor e evitar dores de cabeça técnicas. Não invista em sistemas amadores, pouco testáveis e não confiáveis.

 

Marketing

Se a sua loja virtual tem um plano de negócios sólido e uma plataforma que funcione, é importante investir em um dos pilares essenciais de qualquer negócio: o marketing. Em uma loja física, a escolha da localização já faz parte do trabalho de divulgação. No caso de lojas virtuais, é preciso investir em formas de ser encontrado no mundo da Web. De nada adianta você ter uma excelente loja virtual para comercializar um produto diferenciado e de ótima qualidade, se o seu cliente não consegue encontrá-la.

 

Consumo em alta nas famílias

Puxada por bens duráveis, a intenção de consumir segue em alta nas famílias. Diante desse cenário, é momento de os varejistas organizarem custos e estoques, além de precificar produtos de forma a atrair a demanda sem prejudicar a margem de lucro.

Entre os meses de dezembro e janeiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo registrou alta de 3,8% e fechará o mês com 73 pontos – a quinta alta seguida desde agosto de 2020. O indicador ainda volta à casa dos 70, que não atingia desde maio do ano passado, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

 

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