Mesmo com as lojas físicas abertas, as vendas do varejo online seguem em expansão no Brasil. No último mês de dezembro, por exemplo, elas registraram alta de 54% em relação ao mesmo período de 2019. Desta forma, continuar os investimentos em loja virtual ou em vendas online ainda é um ótimo caminho.
Os dados são do índice MCC-ENET desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust/Movimento Compre & Confie.
Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online, o que representa uma alta de 0,5 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior (17,9%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (13,7%), houve crescimento de 4,7 pontos porcentuais.
Pontos importantes para uma loja virtual de sucesso
Plano de negócios
Um dos pontos mais relevantes para uma loja virtual de sucesso é o desenvolvimento de um plano de negócios. Parece algo óbvio, mas muitos gestores ficam ansiosos para colocar a loja no ar e pulam a etapa de planejamento. Uma loja virtual deve ser planejada e estruturada com o mesmo cuidado que se toma ao desenvolver uma loja física.
Plataforma que funciona
Vale a pena investir um pouco mais em uma plataforma de e-commerce para entregar uma boa experiência de compra ao seu consumidor e evitar dores de cabeça técnicas. Não invista em sistemas amadores, pouco testáveis e não confiáveis.
Marketing
Se a sua loja virtual tem um plano de negócios sólido e uma plataforma que funcione, é importante investir em um dos pilares essenciais de qualquer negócio: o marketing. Em uma loja física, a escolha da localização já faz parte do trabalho de divulgação. No caso de lojas virtuais, é preciso investir em formas de ser encontrado no mundo da Web. De nada adianta você ter uma excelente loja virtual para comercializar um produto diferenciado e de ótima qualidade, se o seu cliente não consegue encontrá-la.
Consumo em alta nas famílias
Puxada por bens duráveis, a intenção de consumir segue em alta nas famílias. Diante desse cenário, é momento de os varejistas organizarem custos e estoques, além de precificar produtos de forma a atrair a demanda sem prejudicar a margem de lucro.
Entre os meses de dezembro e janeiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo registrou alta de 3,8% e fechará o mês com 73 pontos – a quinta alta seguida desde agosto de 2020. O indicador ainda volta à casa dos 70, que não atingia desde maio do ano passado, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.
Assessoria R.Baccin
Com a experiência de mais de 60 anos no mercado em assessoria de compras, podemos te orientar!
Somos uma assessoria de compras e proporcionamos total suporte para os lojistas em suas compras de roupas e acessórios de moda em São Paulo.
Nosso atendimento é profissional e personalizado, de acordo com as necessidades de compras de cada empresa.
Contamos com a parceria de mais de 350 fornecedores de roupas e acessórios com produtos atuais, inspirados nas tendências de moda feminina, masculina e infantil.
Assessoramos mais de 500 lojistas, em todo Brasil, em compras de roupas e acessórios no atacado.
Trabalhamos com lojas especializadas, multimarcas, redes de lojas, magazines e Private Label.
Entre em contato diretamente com a gente e tenha mais informações. Nosso WhatsApp é (11) 3221-3100. Se preferir, envie um email para atendimento@rbaccin.com.br ou AQUI.
Esperamos o seu contato!
Será um prazer atender sua loja,
Até breve!