Muita gente acha que usar e-mail marketing para captar clientes é uma estratégia ultrapassada. No entanto, saiba que esse canal está mais vivo do que nunca e é um dos favoritos entre profissionais da área.
De acordo com o relatório State of Marketing 2022, feito pela HubSpot em parceria com a Rock Content, Litmus e Wistia, 95% dos marketeiros concordam e consideram o e-mail marketing um ótimo canal para melhorar resultados de um negócio.
O e-mail é eficiente quanto à atração e fidelização dos consumidores. Tanto é que 77% dos entrevistados viram um aumento nos níveis de engajamento dos clientes durante a pandemia. Sendo assim, investir nesse meio para ampliar estratégias de vendas é uma ótima opção. Leia mais este artigo R.Baccin e saiba mais!
Se você busca um maior retorno sobre investimento, o e-mail marketing é o canal certo. Segundo a Litmus, cada US$ 1 investido, gera um retorno na faixa de US$ 36.
Ele é tão eficaz que está à frente até mesmo de outros grandes canais, como busca orgânica e mídias sociais.
O diferencial dos e-mails é que eles conseguem se aproximar ainda mais do público devido à capacidade de personalização.
É possível usar o nome da pessoa, empresa, cargo ou local para criar uma conexão verdadeira, que gera identificação e valor com o seu consumidor. Quanto mais segmentado for, maior a capacidade de aproximação.
Assegurar uma experiência personalizada é muito importante. Os consumidores se importam cada vez mais com jornadas relevantes, que tragam soluções para suas dores. Para se ter uma noção, dados da pesquisa NewVoice Media demonstram que 58% do público não volta a usar serviços ou produtos de uma empresa após experiências negativas.
Nesse sentido, usar o e-mail marketing como canal de atração pode trazer bons resultados para o seu negócio.
Com o e-mail marketing é possível segmentar o conteúdo entregue, segundo a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra. Essa estratégia é muito eficiente para atingir diferentes pessoas com mais agilidade, para gerar resultados mais rápidos.
O legal é que a segmentação pode ser feita para atingir os mais variados objetivos do seu negócio, como reconhecimento de marca, tráfego geral, aumentar o número de leads ou vendas.
Você não precisa usar o e-mail marketing apenas segundo o funil de vendas. Na verdade, é possível adaptar a entrega segundo os objetivos da sua empresa. Assim, não é preciso ficar refém de um único propósito.
Para ter sucesso na sua estratégia, o primeiro passo é criar conteúdos de valor. Sempre ofereça soluções para as dores e necessidades do seu público, de modo a conquistar a confiança e interesse de cada um que abre seus e-mails.
Então, ao colocar em prática, verifique se os inscritos abrem os e-mails, leem até o final, ou se cancelam a assinatura, por exemplo. Avaliar as atitudes do cliente de perto (links mais clicados, preferências de design, por exemplo) ajuda a definir os melhores temas para os próximos envios.
Tudo isso conta! Uma dica é criar testes A/B. Esse tipo de avaliação pode trazer insights valiosos para o dia a dia da produção.
Quanto mais você prezar pelo público, suas preferências e gostos, maiores serão as chances de reter e fidelizar fãs fiéis para o seu negócio.
Nós, da R.Baccin, esperamos que o artigo tenha sido útil e também podemos te ajudar nessa empreitada. Atuamos com assessoria aos lojistas de confecções com muito profissionalismo, tradição e competência.
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