Quase metade dos usuários desativa marcas por direcionamento errado

Quase metade dos usuários desativa marcas por direcionamento errado

Não é novidade para ninguém que no mundo do e-commerce o direcionamento errado pode custar muito caro. Às vezes, parece que o trabalho está totalmente de acordo com as melhores práticas, mas o resultado final pode sugerir exatamente o contrário.

Neste novo artigo, nós, da R. Baccin, apontaremos as consequências do mau uso dessas ferramentas e também daremos algumas dicas que podem ajudar você, lojista, a resolver esse problema de uma vez por todas. Boa leitura!

 

Direcionamento errado e suas consequências

O direcionamento errado está distanciando os clientes das marcas cada vez mais, e os números são bem expressivos. Recentemente, um relatório elaborado pelo parcelLab chamado “The Emotional Shipping Experience” expôs o tamanho do prejuízo que o marketing irrelevante pode causar no e-commerce.

De acordo com a pesquisa, quase metade de todos os clientes do e-commerce dos Estados Unidos foi alvo de marketing irrelevante em um intervalo de seis meses. Desses, 88% tomaram medidas para se distanciar da marca. De fato, é muita gente, e o prejuízo chega a ser incalculável!

O cliente é mesmo muito sensível em relação ao direcionamento errado. O relatório indica que das 49% das pessoas que foram equivocadamente segmentadas em e-mail e redes sociais em um intervalo de seis meses, 42% cancelaram a inscrição nas listas de marketing da marca e outros 24% bloquearam a empresa nas redes sociais.

Aliás, a pesquisa também mostrou que as pessoas imediatamente cancelam a assinatura do conteúdo da marca quando estas enviam materiais de marketing incorretos ou imprecisos. Em outras palavras, o direcionamento errado pode custar o total rompimento entre o cliente e a marca.

 

Evitando direcionamento errado com personalização

É unânime o fato de considerarem a personalização uma espécie de antídoto para o direcionamento errado. Na verdade, podemos tratar esta solução como uma condição obrigatória. Afinal, estudos já mostraram que a personalização pode aumentar as taxas de abertura de e-mail em 26%. Vale a pena investir nisso, não?

No contexto do mundo virtual, sabe-se que as pessoas querem se sentir de alguma forma conectadas com as marcas que admiram, além de serem individualmente reconhecidas. 

Por isso, quando as marcas executam um direcionamento errado, o cliente rapidamente saberá que há algo estranho, pois está esperando constantemente – mesmo que de modo inconsciente – que você o faça da maneira correta.

 

Dicas para evitar direcionamento errado

Para não cair na armadilha do direcionamento errado é preciso estar atento a algumas questões básicas. Veja a seguir pontos que merecem destaque:

 

Identifique seu público-alvo

Isso é mais que fundamental. Sem você saber quem é de fato o seu público-alvo fica muito difícil se comunicar e direcionar um conteúdo de forma certeira. Considere aspectos como faixa-etária, gênero, formação acadêmica, profissão, localização e poder aquisitivo. A partir disso, é possível criar personas, que nada mais são que perfis que sintetizam as principais características do público-alvo em espécies de avatares.

 

Avalie o direcionamento dos anúncios

Verifique se o direcionamento está de acordo com o material escolhido para divulgação e não deixe de avaliar se todas as características específicas do público escolhido estão alinhadas com a campanha. É importante manter listas diferentes de público, cada uma seguindo um tipo específico de objetivo.

 

Não exagere na quantidade de e-mails

Não lote a caixa de e-mail do seu potencial consumidor! Além de irritante, isso não chama atenção de fato. Uma avalanche de e-mails pode fazer com que o cliente cancele a inscrição na marca sem pensar duas vezes. Avalie com sua equipe quais são os conteúdos mais importantes e atrativos. Promoções e sorteios podem atrair público, mas sempre utilize esse recurso moderadamente!

 

Descubra qual conteúdo atrai mais

Para isso, faça pesquisas, peça o feedback dos clientes e cultive uma proximidade com sua audiência mais assídua. Com o tempo você vai perceber que há padrões a serem explorados a partir de um objetivo concreto.

 

Sobre a R.Baccin

Atendemos os mais diversos tipos de lojas – de boutiques a magazines – com assessoria aos lojistas de confecções de todo o país. Como os mais diversos segmentos de produtos para o público feminino, masculino, infantis e acessórios. 

Contamos com mais de 300 fornecedores para atender todo perfil e tamanho de loja com as novidades e tendências nacionais e internacionais – tudo para que os nossos clientes possam levar para a sua loja produtos de qualidade e com maior eficiência e facilidade.

 Nossa equipe é composta por representantes e assessores, todos especializados em atender necessidades dos lojistas com o objetivo de obter os melhores resultados em suas vendas e personalizar o atendimento de acordo com as características de sua loja. Temos uma carteira com mais de 500 clientes ativos.

Nossos consultores estão sempre apresentando produtos atualizados com as tendências da moda, com qualidade e preços competitivos de acordo com o perfil de cada empresa e de seus clientes.

 Estamos localizados no Bom Retiro, em São Paulo. Nosso showroom conta com uma equipe profissional, preparada e bem informada de consultores para auxiliá-lo em suas compras.  

 O suporte da equipe R.Baccin mantém um relacionamento contínuo com informativos de moda, email marketing, novidades nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), atualizações de produtos no site e via WhatsApp.

 Entre em contato diretamente com a gente e tenha mais informações. Nosso WhatsApp é (11) 3221-3100. Se preferir, envie um email para: contato@rbaccin.com.br

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