Promover vendas pelo Instagram é algo que de fato funciona muito bem, afinal, estamos falando de uma das maiores redes sociais do mundo. Ao todo, são mais de um bilhão de usuários ativos ao mês, sendo o Brasil o segundo país com maior número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos.
Visto a grandeza do aplicativo, abrir uma conta para a sua loja na rede social é a garantia de que ela será mais vista por mais clientes em potencial. Quanto mais pessoas conhecerem sua marca, melhor, não é mesmo?
Para te ajudar, separamos dicas sobre como crescer em vendas pelo Instagram. A R.Baccin é especialista em assessoria de moda, por isso, entende bem o que é preciso fazer para sua empresa bombar!
O Instagram é uma rede simples e fácil de mexer. O bom de ser uma plataforma intuitiva é a possibilidade que abre para iniciantes. Você não precisa ser um expert para utilizar as ferramentas disponibilizadas.
Pequenos ajustes são o suficiente para aumentar o reconhecimento de marca e o número de vendas da sua loja.
O primeiro passo para garantir assertividade e sucesso na tomada de decisões é criar ou transformar sua conta em uma conta comercial do Instagram Business.
A plataforma possui uma série de ferramentas indispensáveis para quem tem um negócio próprio e quer elevar o nível das estratégias.
O Instagram Insights é uma das funcionalidades disponíveis no formato business. Com a ferramenta, é possível acompanhar as principais métricas do seu perfil: atividade, conteúdo e público.
Os dados extraídos indicam uma série de pontos importantes, como:
Com os números em mãos, fica muito mais fácil decidir o que fazer para levar sua empresa ao sucesso.
A chamada bio é o cartão de visitas da sua empresa. É a partir dela que você tem a possibilidade de conquistar novos consumidores.
Portanto, seja claro, sucinto e atraente. Em poucas linhas, traduza o que seu negócio faz e o que entrega aos clientes.
Não se esqueça de adicionar os principais links da sua marca. Eles podem ser de contato via WhatsApp, redirecionamento para o site ou blog, ou para a campanha atual mais relevante.
Ainda na visão geral do seu perfil, vale adicionar destaques antes da linha do tempo. Nele, devem constar mais informações relevantes sobre sua marca ao público.
O melhor é que você pode adicionar o que quiser nos destaques: informações de contato, sobre a empresa, produtos e o que mais achar necessário.
Lojas de roupa, por exemplo, podem apostar em destaques de dicas, que tal? Seja criativo e perene, ao compartilhar conteúdos sem data de validade. Todas as informações devem ser úteis, para orientar o consumidor.
Oferecer conteúdo de valor ao usuário é essencial, seja qual for a plataforma. Pense bem: você se sente mais interessado por um perfil estilo vitrine, apenas com fotos de produtos, ou um perfil informativo, com dicas e sugestões, para além dos produtos?
No caso de comércios, o ideal é balancear a proporção entre dicas e peças à venda – uma proporção 80/20 está de bom tamanho.
Quanto mais dicas e informações relevantes, maiores as chances de engajar usuários e se conectar verdadeiramente com cada um. O aumento no número de vendas é consequência.
As hashtags são essenciais em todos os conteúdos. Elas ajudam o público a encontrar o seu conteúdo de maneira mais fácil e ainda podem te colocar na aba “em alta”, quando bem utilizadas.
Por isso, seja estratégico na definição das hashtags. Entre cinco a 10, no máximo, desde que sejam relevantes para o seu perfil e para o conteúdo compartilhado.
Visto a ascensão do TikTok, o Instagram investe cada vez mais na produção de vídeo. Com o foco nos reels, você precisa criar conteúdos compartilháveis com os seu usuários.
Você pode criar uma série sobre cores, montagem de looks, peças essenciais… Use a criatividade na hora de desenvolver seus vídeos.
Sabia que o Instagram Business tem uma ferramenta de respostas rápidas? Ao ativá-la, você garante que todas as DMs mais comuns serão respondidas instantaneamente.
Quando o assunto é atendimento ao cliente, um dos principais diferenciais apontados por usuários é a rapidez e agilidade na resposta. Ou seja: quanto mais rápido sua loja responder seu consumidor, melhor.
Nas próprias configurações da rede, é possível ativar a ferramenta e definir as perguntas mais frequentes e tipos de resposta para cada uma delas. Essa é uma maneira de melhorar a satisfação dos consumidores!
Outra funcionalidade do formato business é o Instagram Shopping. Ele permite que marcas conectem seu catálogo de produtos do Facebook ao próprio perfil.
Então, ao adicionar um conteúdo novo, é possível adicionar uma etiqueta com cada peça divulgada. Ao clicar, o usuário consegue verificar o preço e ser redirecionado ao site oficial, para finalizar sua compra.
Essas são apenas algumas das funcionalidades disponíveis que podem te ajudar a crescer em vendas pelo Instagram. Quem está começando pode seguir essas dicas e se aprofundar na temática conforme o passar do tempo, para assegurar um desenvolvimento saudável e ainda maior.
Para mais informações, fale com os especialistas da R.Baccin. Vamos te ajudar a potencializar sua loja no mundo digital!
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