Mulher respondendo quiz, conteúdo interativo, via celular.

Conteúdos interativos: torne o engajamento com a sua marca cada vez melhor!

Ao invés de uma experiência trivial, por que não oferecer ao usuário um momento ainda mais divertido, em contato com a sua marca? Para isso, desenvolver conteúdos interativos é uma ótima maneira de engajar e se conectar à sua audiência.

Mas você sabe o que é conteúdo interativo e quais são seus benefícios? Fique conosco e confira as melhores dicas para impulsionar sua marca no mundo digital!

 

O que são conteúdos interativos?

Como o nome sugere, são todos aqueles que contam com a participação do usuário. Isso significa que o público supera a condição de passividade e se torna ativo com o que consome, seja clicando em um botão ou respondendo perguntas.

Um quiz, por exemplo, é interativo, pois permite que as pessoas não apenas leiam, mas selecionem e brinquem com o conteúdo. É muito mais legal descobrir qual é o seu estilo ideal com um quiz, do que lendo um artigo, não acha? 

Investir nesse tipo de estratégia torna a experiência do usuário mais envolvente, divertida e informativa. As chances de conseguir engajar e fidelizá-lo são muito maiores!

Para se ter uma noção, dados apontam que 88% dos profissionais de marketing acreditam que o conteúdo interativo ajuda marcas a se diferenciarem. E mais: para 79%, a interatividade melhora a retenção do conteúdo.

Com esses dados, dá para entender porque a interatividade é tão importante para o crescimento de marcas no mundo digital.

 

4 benefícios dos conteúdos interativos

Quer mais motivos para investir nesse tipo de conteúdo ainda hoje? Olha só o que você está perdendo:

 

1. Melhora na experiência do usuário

Os usuários gostam de ser surpreendidos e experienciar vivências únicas no mundo digital. Por esse motivo, investir no desenvolvimento de quizzes, jogos ou vídeos interativos, por exemplo, pode te ajudar a proporcionar uma experiência mais envolvente e agradável ao público. Assim, as chances de permanecer no seu site por mais tempo e se envolver com a sua marca aumentam.

 

2. Mais engajamento

O legal desse tipo de conteúdo é que donos de negócios conseguem ter mais clareza sobre os desejos e necessidades dos usuários que interagem com eles.

Como consequência, fica mais fácil entregar propostas que realmente engajem quem te acompanha e incentivar o público a explorar mais o seu site.

 

3. Aumento nas conversões

Uma ótima dica é utilizar os conteúdos interativos, com a finalidade de ajudar os seus clientes a escolher os produtos certos, que mais tem a ver com sua personalidade e estilo. Você também pode estimular o usuário a personalizar o item, de acordo com as suas preferências – o que aumenta a probabilidade de conversão em vendas.

 

4. Mais retenção

A curto, médio e longo prazo, a interatividade pode auxiliar na retenção de clientes. Isso porque, quando o usuário gosta do que vê, as chances deste retornar ao domínio aumentam. E mais: quando está satisfeito, tem maior probabilidade de indicar a marca para amigos e familiares, através do marketing boca a boca.

Já pensou em conquistar novos clientes, sem precisar pagar nada por isso? Então, veja como você pode desenvolver conteúdos interativos na prática.

 

3 Tipos de conteúdo para envolver o público

Para te ajudar, listamos algumas das principais opções para quem trabalha com moda online.

 

1. Quiz

Apesar de simples, os quizzes sempre são ótimas pedidas para quem quer engajar o público. Eles são indicados para quem quer aumentar o número de compartilhamentos e ser encontrado por mais usuários no dia a dia.

Em se tratando de uma loja varejista, é possível desenvolver jogos, como “Qual é o seu estilo ideal”, “Qual peça de roupa não pode faltar no seu guarda-roupa” e assim por diante.

Para colocar em prática, você pode usar ferramentas de formulários gratuitas como o Google Forms, ou pagas como Typeform.

 

2. Infográfico

Segundo o Relatório da Indústria de Marketing de Mídia Social de 2022, 32% dos profissionais de marketing disseram que imagens são a forma de conteúdo mais importante para seus negócios.

Portanto, você não pode deixar de lado todo o potencial dos infográficos interativos. O legal é que eles tornam qualquer texto muito mais dinâmico! Por isso eles são capazes de atrair e reter a audiência certa, com apenas alguns cliques.

Para criar o seu, use o Canva. A plataforma possui uma série de recursos gratuitos disponíveis para você criar os mais variados modelos, como “Dicas para um armário perfeito” ou “Peças de roupa que vão bombar em 2023”.

 

3. Vídeos interativos

Vídeos são ótimas opções para complementar seu e-commerce. Nesse caso, a dica é usá-los nas páginas de produto, junto às imagens. Dessa maneira, o usuário poderá interagir e ver os produtos do seu site mais de perto e em detalhes.

Gostou das dicas? Agora você está preparado para levar suas estratégias a outro nível. Conte com a R.Baccin para alavancar seu comércio, seja ele físico ou digital. Para saber mais, entre em contato com nossos representantes e marque um horário para conversar conosco.

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