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Como marcas podem prosperar na crise?

Há algum tempo, ouvimos sobre uma possível recessão e inflação na economia. Esses fatores, derivados dos acontecimentos ao redor do mundo, mudam o mercado constantemente. E é claro que os consumidores não ficam parados.

Suas rotinas e hábitos de consumo estão em movimento contínuo, visto o aumento de preços em todos os setores do mercado.

Um levantamento feito pela HubSpot em 2022 delineia bem como os hábitos estão se remodelando nos últimos meses.

Fique conosco e descubra como se reinventar num cenário de crise.

 

Os hábitos de consumo estão mudando

A pesquisa da HubSpot analisou dois períodos: o verão e o inverno norte-americano no ano passado.

Durante os meses mais quentes, 30% dos entrevistados estavam comprando menos. Na época, eles passaram a ter mais consciência sobre suas ações – ao que e como estavam gastando.

Do total, apenas 17% dos consumidores disseram que o orçamento não foi afetado por alertas de crises e recessões.

No inverno, o percentual teve poucas mudanças. Durante o período, 30% fizeram poucas ou nenhuma compra. Os entrevistados permaneciam atentos sobre a maneira como gastavam no dia a dia.

O único número que teve mudanças está relacionado ao orçamento. O percentual de pessoas que não foram afetadas por alertas caiu para 13%.

Isso demonstra o quanto estão se esforçando para guardar dinheiro e evitar gastos desnecessários, o que não vale a pena. Tanto é que os produtos mais procurados são alimentos.

 

Então, o que fazer?

Empresários estão enfrentando uma série de desafios devido à crise e à recessão econômica. Embora os tempos sejam difíceis, há algumas estratégias que podem ajudar os comerciantes a manter sua lucratividade.

 

1. Foco nas necessidades do cliente

O que seu consumidor está procurando? O que ele realmente deseja comprar? Responder essas questões vai te ajudar a fazer uma melhor gestão do estoque e, assim, cortar gastos e custos desnecessários.

 

2. Seja criativo

Quanto mais criatividade, melhor! Tempos tempestuosos exigem que você “se vire nos 30” para desenvolver novas estratégias e técnicas de vendas. Uma sugestão é baseada na dica a seguir.

 

3. Atenção aos concorrentes

Está sem ideias? Fique de olho nos seus concorrentes. Entenda o que eles estão fazendo e como colocam suas ideias em prática. Descubra, ainda, o que dá certo e pode ser reformulado, de acordo com o perfil da sua loja.

 

4. Testes e mais testes

Simplesmente lançar uma nova estratégia não basta. Você precisa acompanhar de perto e entender se está funcionando, ou se algum ponto pode ser reformulado.

Faça quantos testes forem necessários até atingir a fórmula certa!

 

5. Invista em marketing digital

O marketing digital é uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu negócio e atrair novos clientes. 

Apesar de trabalhoso, esse processo gera resultados incríveis. Afinal, no mundo digital, você consegue alcançar muito mais clientes em potencial. 

Portanto, a dica é começar a desenvolver presença online hoje! Crie perfis comerciais nas redes sociais e um site bem projetado. Publique conteúdo relevante, ofereça descontos, ofertas especiais e incentivo para os clientes comprarem produtos.

 

6. Crie uma experiência de loja atrativa

Muitos clientes preferem a experiência de compras tradicional, então seu foco deve ser criar uma loja incrível para seus consumidores. Algumas dicas são:

  • estabelecer um sistema de atendimento ao cliente sólido;
  • oferecer brindes;
  • desenvolver ofertas especiais;
  • criar serviços exclusivos, como entrega a domicílio e pagamento online.

 

7. Estabeleça metas realistas

Nada de divagar. Períodos de crise exigem que você mantenha os pés no chão e foque apenas naquilo que é possível alcançar.

Aproveite que estamos no começo do ano, e liste seus principais objetivos para os próximos meses. Esse será seu norte sobre o que fazer e como fazer da melhor maneira possível, de acordo com a realidade do seu cliente e da sua empresa.

Para evitar desgastes durante o período de crises, conte com a R.Baccin. Há mais de 60 anos no mercado, somos especialistas em representação e assessoria de compras.

Durante nosso tempo de trabalho, reunimos expertise o suficiente para te auxiliar a alcançar suas metas, até mesmo em momentos de crise.

Quer conhecer nossa metodologia e ter um plano personalizado? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo.

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