Há algum tempo, ouvimos sobre uma possível recessão e inflação na economia. Esses fatores, derivados dos acontecimentos ao redor do mundo, mudam o mercado constantemente. E é claro que os consumidores não ficam parados.
Suas rotinas e hábitos de consumo estão em movimento contínuo, visto o aumento de preços em todos os setores do mercado.
Um levantamento feito pela HubSpot em 2022 delineia bem como os hábitos estão se remodelando nos últimos meses.
Fique conosco e descubra como se reinventar num cenário de crise.
A pesquisa da HubSpot analisou dois períodos: o verão e o inverno norte-americano no ano passado.
Durante os meses mais quentes, 30% dos entrevistados estavam comprando menos. Na época, eles passaram a ter mais consciência sobre suas ações – ao que e como estavam gastando.
Do total, apenas 17% dos consumidores disseram que o orçamento não foi afetado por alertas de crises e recessões.
No inverno, o percentual teve poucas mudanças. Durante o período, 30% fizeram poucas ou nenhuma compra. Os entrevistados permaneciam atentos sobre a maneira como gastavam no dia a dia.
O único número que teve mudanças está relacionado ao orçamento. O percentual de pessoas que não foram afetadas por alertas caiu para 13%.
Isso demonstra o quanto estão se esforçando para guardar dinheiro e evitar gastos desnecessários, o que não vale a pena. Tanto é que os produtos mais procurados são alimentos.
Empresários estão enfrentando uma série de desafios devido à crise e à recessão econômica. Embora os tempos sejam difíceis, há algumas estratégias que podem ajudar os comerciantes a manter sua lucratividade.
O que seu consumidor está procurando? O que ele realmente deseja comprar? Responder essas questões vai te ajudar a fazer uma melhor gestão do estoque e, assim, cortar gastos e custos desnecessários.
Quanto mais criatividade, melhor! Tempos tempestuosos exigem que você “se vire nos 30” para desenvolver novas estratégias e técnicas de vendas. Uma sugestão é baseada na dica a seguir.
Está sem ideias? Fique de olho nos seus concorrentes. Entenda o que eles estão fazendo e como colocam suas ideias em prática. Descubra, ainda, o que dá certo e pode ser reformulado, de acordo com o perfil da sua loja.
Simplesmente lançar uma nova estratégia não basta. Você precisa acompanhar de perto e entender se está funcionando, ou se algum ponto pode ser reformulado.
Faça quantos testes forem necessários até atingir a fórmula certa!
O marketing digital é uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu negócio e atrair novos clientes.
Apesar de trabalhoso, esse processo gera resultados incríveis. Afinal, no mundo digital, você consegue alcançar muito mais clientes em potencial.
Portanto, a dica é começar a desenvolver presença online hoje! Crie perfis comerciais nas redes sociais e um site bem projetado. Publique conteúdo relevante, ofereça descontos, ofertas especiais e incentivo para os clientes comprarem produtos.
Muitos clientes preferem a experiência de compras tradicional, então seu foco deve ser criar uma loja incrível para seus consumidores. Algumas dicas são:
Nada de divagar. Períodos de crise exigem que você mantenha os pés no chão e foque apenas naquilo que é possível alcançar.
Aproveite que estamos no começo do ano, e liste seus principais objetivos para os próximos meses. Esse será seu norte sobre o que fazer e como fazer da melhor maneira possível, de acordo com a realidade do seu cliente e da sua empresa.
Para evitar desgastes durante o período de crises, conte com a R.Baccin. Há mais de 60 anos no mercado, somos especialistas em representação e assessoria de compras.
Durante nosso tempo de trabalho, reunimos expertise o suficiente para te auxiliar a alcançar suas metas, até mesmo em momentos de crise.
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