Confira insights do NRA Show e dicas da R. Baccin para superar barreiras e crescer nas vendas.

Crescimento de canais digitais em tempos de crise

Durante o mês de maio acontece o NRA Show, uma das maiores feiras de bares e restaurantes do mundo. Uma das palestras, com participação dos executivos da Coca-Cola e do Burger King, trouxe insights relevantes que podem ser aproveitados além do mercado alimentício.

Na “Delivering Growth Across Critical Digital Guest Moments”, os palestrantes revelaram duas táticas muito importantes para atrair e fidelizar clientes: a integração omnichannel e os programas de fidelidade.

 

O crescimento do mundo online e dos e-commerces

A internet está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo afora. Só por aqui, dados levantados pelo CupomValido mostram que, até 2025, o e-commerce brasileiro deve crescer 20,73% ao ano.

Essa expectativa de crescimento supera países como Japão e Estados Unidos, e é quase duas vezes maior que a média mundial, que é 11,35%. Por esse motivo, o Brasil é considerado o país líder no ranking de crescimento em vendas virtuais.

Os dados demonstram o quão importante é ter uma loja virtual nos dias atuais. Mas, mais do que isso, é muito importante que empresários consigam integrar o online ao offline, com o intuito de entregar uma experiência padronizada, personalizada e única aos consumidores. 

Esse fato se destaca principalmente quando vemos cada vez mais jovens da geração Z tomando conta do mundo digital.

 

Os impactos da geração Z

Sabia que a geração Z representa 20% dos brasileiros? Economicamente ativos, eles são um dos principais grupos compradores da atualidade – sobretudo na internet.

Antes de realizar qualquer compra, eles pesquisam, leem e buscam recomendações até terem certeza de que é aquilo que estão procurando.

A geração Z é uma das grandes responsáveis pelas mudanças no perfil do consumidor e tendências de consumo atuais.

Nascidos entre 1995 e 2010, ela representa a primeira geração de nativos digitais. Isso faz com que eles valorizem e priorizem o consumo sustentável, bem como a experiência de compra do início ao fim. Não à toa, são considerados os consumidores mais exigentes.

Afinal, esses jovens não querem apenas comprar um produto ou serviço. Eles desejam vivenciar algo único, personalizado e especial. Daí vem a importância da união entre o online e o offline apontada pelos executivos da Coca-Cola e Burger King.

Como estão acostumados com a conectividade, é extremamente importante que você se dedique a garantir que sua loja virtual e física sejam únicas: ambas devem oferecer a mesma qualidade de atendimento e serviço.

 

Como integrar o online ao offline?

Com base nas recomendações da palestra do NRA Show, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a integração da sua marca:

 

1. Estoque compartilhado

Considere ter um estoque compartilhado entre sua loja online e física. Isso permite que os clientes tenham acesso aos seus produtos em qualquer lugar: se não estiver disponível no espaço presencial, ele poderá efetuar a compra online, ou vice-versa, por exemplo.

Essa é uma ótima oportunidade para implementar a retirada na loja. É uma maneira de proporcionar conveniência aos consumidores, economizar custos de frete e incentivar uma visita à loja física, onde podem ocorrer compras adicionais.

 

2. Programas de fidelidade integrados

Os seus programas de fidelidade devem funcionar tanto online quanto offline. É muito importante que ambos sejam integrados para que os consumidores possam ganhar pontos ou recompensas por suas compras em qualquer canal e, assim, resgatá-los quando preferirem.

 

3. Funcionários consultores

A geração Z não quer tirar dúvidas com vendedores, mas com consultores. Por isso, treine os colaboradores da sua loja física para que eles ofereçam a melhor experiência possível aos consumidores.

Essa é uma maneira não só de se diferenciar da concorrência, mas de entender as verdadeiras necessidades e desejos dos clientes, gerar confiança e conexão até levá-los à fidelização.

Uma abordagem consultiva cria uma experiência de compra mais agradável e satisfatória, detalhe diferencial que pode impulsionar suas vendas e gerar relacionamentos duradouros.

 

Como criar os melhores programas de fidelidade?

A geração Z não compra por impulso, pois valoriza questões financeiras. Apesar de imediatistas, eles procuram o máximo de informações até chegarem à conversão.

Sabe como acelerar a jornada de compras? Programas de fidelidade.

Segundo os executivos da Coca e Burger King, empresários devem pensar em estratégias que unam recompensas imediatas às de médio e longo prazo para assegurar a fidelização do cliente.

Nós trouxemos sugestões de estratégias para ambos os casos, que vão te ajudar a criar os melhores programas de fidelidade. Veja só:

 

Programas para curto prazo

  • Descontos e cupons: ofereça descontos exclusivos e cupons para clientes cadastrados no seu programa. Essa é uma maneira de incentivar compras recorrentes;
  • Bônus: a cada compra de um valor específico, o cliente recebe um crédito para usar em futuras compras no site ou na loja física;
  • Programas de indicação: incentive o marketing boca a boca! Ofereça descontos especiais ou créditos quando pessoas indicadas comprarem na sua loja.

 

Programas para longo prazo

  • Pontos acumulativos: um sistema de pontos pode ser interessante para o seu estabelecimento. Nele, consumidores ganham pontos a cada compra, podendo acumulá-los ao longo do tempo. Esses pontos podem ser trocados por descontos, brindes ou produtos exclusivos;
  • Experiências exclusivas: após criar um programa de recompensas, ofereça experiências exclusivas aos participantes, como eventos privados, lançamentos de produtos antecipados ou acesso a amostras;
  • Níveis de fidelidade: seu programa pode ter diferentes níveis de fidelidade. Em cada um deles, clientes ganham benefícios específicos e quanto mais alto estiverem, melhor.

Preparado para vender mais? Ao implementar nossas dicas, você verá sua loja física e virtual se tornarem grandes sucessos!

Com a R. Baccin sua marca tem tudo para alcançar novos patamares. Conte conosco para fazer sua empresa crescer e conquistar cada vez mais clientes!

Tem interesse em elevar suas estratégias com mais rapidez e eficiência? Então, entre em contato com nossos consultores. Estamos prontos para te atender online ou presencialmente. É só falar conosco via e-mail ou WhatsApp e marcar um horário. Anote para não esquecer:

E-mail: atendimento@rbaccin.com.br ou

WhatsApp: (11) 3221-3100

 

Vem ser um cliente R. Baccin!

Compartilhe esta informação!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Deixe um comentário
Buscando algum artigo?
Posts Recentes
Redes Sociais