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E-commerce e redes sociais: quais são as ações de marketing para o atacado?

Todos que trabalham com comércio sabem que o mercado de consumo do país é gigantesco, e o setor atacadista é parte fundamental desse cenário. Mas com tantas campanhas e anúncios enaltecendo produtos do varejo, fica uma dúvida a ser esclarecida: como desenvolver ações de marketing para o atacado?

Neste artigo nós iremos te mostrar como o segmento também é capaz de absorver ações eficazes, a ponto de se tornar tão atraente quanto o campo do varejo. Confira!

 

A importância do atacado no Brasil

Em primeiro lugar, é preciso compreender o tamanho do setor atacadista. Os números expressivos mostram que de fato trata-se de um segmento que pode crescer ainda mais e de forma sustentável. 

O estudo do Ranking ABAD/Nielsen 2021 (ano base 2020), que é um trabalho realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) em parceria com a consultoria Nielsen, aponta que o setor atacadista e distribuidor brasileiro cresceu 5,2% em 2020, em termos nominais, com faturamento de R$ 287,8 bilhões, a preço de varejo. 

Em termos reais, o crescimento foi de 0,7%, o que significou a participação de 51,2% no mercado nacional, avaliado pela Nielsen em R$ 562,3 bilhões naquele período. Essa participação garantiu mais de 50% do mercado pelo 16º ano consecutivo.

A amostra foi formada por 660 empresas participantes, e estão assim distribuídas:

  • 136 do Centro-Oeste;
  • 234 do Nordeste;
  • 92 do Norte;
  • 80 do Sudeste;
  • 18 do Sul.

 

Os números apontam que essas empresas faturaram juntas R$ 165 bilhões em 2020, representando uma fatia de 49,2% do faturamento total do setor, a preço de varejo.

 

Dicas de ações de marketing para o atacado

Mas afinal, quais são as ações de marketing para o atacado que podem de fato dar certo para impulsionar as vendas? A seguir, separamos algumas dicas. São elas:

 

Benchmarking – Essa ação tem como objetivo traçar um comparativo com a concorrência. Isso passa por analisar os pontos fortes e fracos da sua empresa, quando observado o contexto em que está inserida. Isso também ajuda a compreender os erros e os acertos da concorrência, o que ajuda a aperfeiçoar as práticas da sua empresa. O foco aqui é alavancar a competitividade no mercado e a produtividade do negócio.

 

Procure a segmentação – Como o próprio nome sugere, segmentação de mercado consiste em dividir os consumidores em segmentos. Com isso, torna-se mais clara e certeira a estratégia de marketing, seja ela de propaganda ou focada em desenvolvimento de produtos, afinal, existem inúmeros perfis de consumidor e saber quem potencialmente se interessa pela sua empresa é fundamental.

 

Ofereça descontos atraentes – É preciso pensar nos descontos como uma solução que, além de lucrativa, agregue valor, pois é bom lembrar que qualquer um dos seus concorrentes pode oferecer descontos. Aliás, no atacado, construir relações comerciais duradouras e não somente vendas pontuais é uma prioridade, portanto é válido pensar nas estratégias unindo o desejo de gerar confiança aliada com a eficiência da sua empresa.

Promoções via internet – Entre as ações de marketing para o atacado, essa é uma das principais. Lançar na internet uma boa promoção ajuda na divulgação e permite o alcance de um público muito maior e em pouco tempo. É possível investir nas chamadas “promoções relâmpago” ou em promoções exclusivas para seguidores das redes sociais também, ambas as estratégias funcionam muito bem.

 

Ações de marketing para o atacado e seus benefícios

Mas afinal, o que essas ações de marketing para o atacado podem trazer de benefício concreto?

 

Economiza recursos – Quando empregadas de modo correto, as estratégias de marketing são utilizadas somente após uma profunda pesquisa do comportamento do mercado, e as conclusões podem ser tiradas a partir de princípios econômicos. E por isso, com o planejamento bem alinhado, a empresa inevitavelmente terá menos prejuízos e consequentemente economiza recursos e estabelece vantagens competitivas em seu segmento.

 

Ajuda a expandir o networking – Investir em marketing pode, inclusive, atrair alguns investidores, sendo assim, seus clientes podem ser parceiros em potencial. Sabe-se que o que é compartilhado nas redes sociais é capaz de criar vínculos sólidos, e por isso estabelecer conexões com nomes e marcas importantes do segmento é imprescindível.

Torna a marca mais conhecida – É sempre bom lembrar que uma empresa reconhecida e de boa reputação é a chave para o sucesso. Portanto, ações de marketing para o atacado, quando bem implementadas, elevam a reputação da imagem da marca no mercado e agrega valor.

 

Sobre a R. Baccin

Especialista em representação e assessoria de compras que atua no mercado de moda e confecções há 63 anos, a R. Baccin é grande referência em profissionalismo, tradição e competência. 

A equipe R. Baccin atende sempre oferecendo os melhores produtos adequados para empresas de vários tipos, tais como lojas especializadas, boutiques, multimarcas, redes de lojas, private label e grandes magazines. 

Nossa matriz está na Rua José Paulino, 744, Bom Retiro, São Paulo (SP). Os telefones são (11) 3221-3100 e (11) 95970-0008. Venha nos visitar ou confira nosso atendimento online. Se preferir, envie um email para contato@rbaccin.com.br. De qualquer forma, você vai encontrar conosco o que o seu negócio precisa!

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