Durante o mês de maio acontece o NRA Show, uma das maiores feiras de bares e restaurantes do mundo. Uma das palestras, com participação dos executivos da Coca-Cola e do Burger King, trouxe insights relevantes que podem ser aproveitados além do mercado alimentício.
Na “Delivering Growth Across Critical Digital Guest Moments”, os palestrantes revelaram duas táticas muito importantes para atrair e fidelizar clientes: a integração omnichannel e os programas de fidelidade.
O crescimento do mundo online e dos e-commerces
A internet está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo afora. Só por aqui, dados levantados pelo CupomValido mostram que, até 2025, o e-commerce brasileiro deve crescer 20,73% ao ano.
Essa expectativa de crescimento supera países como Japão e Estados Unidos, e é quase duas vezes maior que a média mundial, que é 11,35%. Por esse motivo, o Brasil é considerado o país líder no ranking de crescimento em vendas virtuais.
Os dados demonstram o quão importante é ter uma loja virtual nos dias atuais. Mas, mais do que isso, é muito importante que empresários consigam integrar o online ao offline, com o intuito de entregar uma experiência padronizada, personalizada e única aos consumidores.
Esse fato se destaca principalmente quando vemos cada vez mais jovens da geração Z tomando conta do mundo digital.
Os impactos da geração Z
Sabia que a geração Z representa 20% dos brasileiros? Economicamente ativos, eles são um dos principais grupos compradores da atualidade – sobretudo na internet.
Antes de realizar qualquer compra, eles pesquisam, leem e buscam recomendações até terem certeza de que é aquilo que estão procurando.
A geração Z é uma das grandes responsáveis pelas mudanças no perfil do consumidor e tendências de consumo atuais.
Nascidos entre 1995 e 2010, ela representa a primeira geração de nativos digitais. Isso faz com que eles valorizem e priorizem o consumo sustentável, bem como a experiência de compra do início ao fim. Não à toa, são considerados os consumidores mais exigentes.
Afinal, esses jovens não querem apenas comprar um produto ou serviço. Eles desejam vivenciar algo único, personalizado e especial. Daí vem a importância da união entre o online e o offline apontada pelos executivos da Coca-Cola e Burger King.
Como estão acostumados com a conectividade, é extremamente importante que você se dedique a garantir que sua loja virtual e física sejam únicas: ambas devem oferecer a mesma qualidade de atendimento e serviço.
Como integrar o online ao offline?
Com base nas recomendações da palestra do NRA Show, separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a integração da sua marca:
1. Estoque compartilhado
Considere ter um estoque compartilhado entre sua loja online e física. Isso permite que os clientes tenham acesso aos seus produtos em qualquer lugar: se não estiver disponível no espaço presencial, ele poderá efetuar a compra online, ou vice-versa, por exemplo.
Essa é uma ótima oportunidade para implementar a retirada na loja. É uma maneira de proporcionar conveniência aos consumidores, economizar custos de frete e incentivar uma visita à loja física, onde podem ocorrer compras adicionais.
2. Programas de fidelidade integrados
Os seus programas de fidelidade devem funcionar tanto online quanto offline. É muito importante que ambos sejam integrados para que os consumidores possam ganhar pontos ou recompensas por suas compras em qualquer canal e, assim, resgatá-los quando preferirem.
3. Funcionários consultores
A geração Z não quer tirar dúvidas com vendedores, mas com consultores. Por isso, treine os colaboradores da sua loja física para que eles ofereçam a melhor experiência possível aos consumidores.
Essa é uma maneira não só de se diferenciar da concorrência, mas de entender as verdadeiras necessidades e desejos dos clientes, gerar confiança e conexão até levá-los à fidelização.
Uma abordagem consultiva cria uma experiência de compra mais agradável e satisfatória, detalhe diferencial que pode impulsionar suas vendas e gerar relacionamentos duradouros.
Como criar os melhores programas de fidelidade?
A geração Z não compra por impulso, pois valoriza questões financeiras. Apesar de imediatistas, eles procuram o máximo de informações até chegarem à conversão.
Sabe como acelerar a jornada de compras? Programas de fidelidade.
Segundo os executivos da Coca e Burger King, empresários devem pensar em estratégias que unam recompensas imediatas às de médio e longo prazo para assegurar a fidelização do cliente.
Nós trouxemos sugestões de estratégias para ambos os casos, que vão te ajudar a criar os melhores programas de fidelidade. Veja só:
Programas para curto prazo
- Descontos e cupons: ofereça descontos exclusivos e cupons para clientes cadastrados no seu programa. Essa é uma maneira de incentivar compras recorrentes;
- Bônus: a cada compra de um valor específico, o cliente recebe um crédito para usar em futuras compras no site ou na loja física;
- Programas de indicação: incentive o marketing boca a boca! Ofereça descontos especiais ou créditos quando pessoas indicadas comprarem na sua loja.
Programas para longo prazo
- Pontos acumulativos: um sistema de pontos pode ser interessante para o seu estabelecimento. Nele, consumidores ganham pontos a cada compra, podendo acumulá-los ao longo do tempo. Esses pontos podem ser trocados por descontos, brindes ou produtos exclusivos;
- Experiências exclusivas: após criar um programa de recompensas, ofereça experiências exclusivas aos participantes, como eventos privados, lançamentos de produtos antecipados ou acesso a amostras;
- Níveis de fidelidade: seu programa pode ter diferentes níveis de fidelidade. Em cada um deles, clientes ganham benefícios específicos e quanto mais alto estiverem, melhor.
Preparado para vender mais? Ao implementar nossas dicas, você verá sua loja física e virtual se tornarem grandes sucessos!
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