Apesar de a Black Friday já ter passado, as vendas do final de ano permanecerão aquecidas, é o que indica dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo a instituição, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve uma alta de 1,3% no mês de novembro, em comparação a outubro. Os dados indicam uma alta de 89 pontos, maior patamar desde abril de 2020.
Um dos principais motivos por trás do aumento é a Copa do Mundo. Nesse ano, estima-se que o mundial movimente cerca de R$ 1,5 bilhão em vendas. Quatro em cada 10 consumidores desejam comprar produtos relacionados à competição, sobretudo homens jovens.
Por isso, se você ainda não aderiu à tendência Brasilcore, saiba que ainda dá tempo. A torcida brasileira está em festa, com vontade de hexa e de comprar!
Crescimento da Intenção de Consumo em 2022
Durante todo 2022, o Brasil teve uma alta na intenção de consumo. Desde fevereiro, foram 10 altas consecutivas. Em outubro, por exemplo, a ICD cresceu 2,1% em comparação a setembro, alcançando a marca dos 87 pontos.
O cenário promissor vem do otimismo dos brasileiros, devido à melhora na economia, na renda e na retomada do mercado formal de trabalho. Ainda, nesse último mês do ano há o tão aguardado décimo terceiro, que aliás é um dos principais fatores que motiva os consumidores a irem às compras.
Para os próximos dias, o Natal e Ano Novo prometem movimentar o setor varejista. Tanto é que, segundo a CNC, o comércio deve contratar 109,4 mil trabalhadores temporários (o maior patamar em nove anos) em resposta à previsão de alta de 2,1% nas vendas natalinas.
Nesse ano, estimativas apontam que os consumidores vão realizar suas compras natalinas próximo ao dia 25. Portanto, prepare-se para as vendas de final de ano e não se esqueça de manter seu estoque cheio!
Com um planejamento estratégico e boa gestão, pode ter certeza que as vendas vão decolar no último mês do ano.
Nossa dica é que você aproveite a época para criar um site e levar sua marca para redes sociais. Dessa forma, é possível atender seus clientes não só presencialmente, como online e, assim, alcançar novos consumidores em potencial. Seu negócio tem tudo para começar 2023 com o pé direito!
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