O início do ano é período de reavaliação do desempenho anterior e definição de metas. Quem tem um comércio varejista deve aproveitar os primeiros dias ou meses para fazer um balanço sobre o que está por vir, frente ao que deu certo ou errado no ano anterior.
É por isso que elencamos 10 dicas para suas vendas decolarem em 2023. Já pensou ter mais sucesso e lucratividade do que ano passado? Isso é possível! Vem com a R.Baccin e conquiste resultados acima da média!
1. Reavalie o ano anterior
Mensurar os resultados dos meses passados vai te ajudar a ter um panorama sobre o que vale ou não a pena investir nos próximos meses.
É importante que você analise o que faria de diferente, o desempenho da equipe durante o ano e se suas metas foram alcançadas – com os resultados esperados.
2. Trace os novos objetivos da loja
Tendo em vista tudo o que aconteceu, o que você espera conquistar? Trace suas principais metas, lembrando-se sempre de seguir o modelo SMART. Elas se amparam em cinco critérios:
- Especificidade: a meta SMART deve ser específica o suficiente para que você saiba exatamente o que precisa ser alcançado;
- Mensurabilidade: ela também deve ser rastreável. É muito importante estar atento ao progresso, para garantir que você está indo no caminho certo;
- Alcançabilidade: lembre-se de criar uma meta realista, que pode ser alcançada;
- Relevância: diz respeito à importância do objetivo e o quão alinhado ele está às metas gerais da empresa;
- Prazo: estabeleça um cronograma e a data final da meta.
3. Capacite a equipe
A capacitação permite que os funcionários estejam sempre cientes sobre os produtos, serviços e processos do estabelecimento.
Mas, além disso, workshops, treinamentos e palestras também são fundamentais para garantir que a equipe:
- Prepare-se para atender aos clientes de forma eficiente e profissional;
- Fique antenada nas principais tendências do mercado;
- Fortaleça seus pontos fortes e treine os fracos;
- Lide com desafios e problemas com mais confiança e assertividade.
4. Verifique o estoque
A correta gestão do estoque garante que o setor financeiro da sua loja não seja pego por imprevistos.
Por isso, registre as entradas e saídas, e sempre projete possíveis pedidos, de acordo com as estimativas das vendas.
5. Reavalie seus planos de marketing
Suas campanhas ainda refletem o que sua loja oferece? No início do ano, aproveite para revisitar antigos planos e entender se eles estão alinhados aos objetivos do negócio e ao público-alvo, ou não.
6. Foco na construção de redes sociais sólidas
As redes sociais são a ponte entre cliente e empresa. Através delas, você consegue monitorar a satisfação do público quanto seus produtos e serviços, conversar com consumidores e estreitar laços com diferentes usuários – leads em potencial.
Nas redes, crie conteúdo de qualidade, de acordo com as dores e necessidades da audiência. Lembre-se de sempre oferecer o melhor para seus clientes atuais (e futuros).
7. Promova seu conteúdo online
Uma vez que você criou conteúdo relevante, certifique-se de que ele chegue ao seu público-alvo. Considere promover conteúdo nas mídias sociais, fóruns e outras mídias online.
Você também pode aproveitar as ferramentas de anúncio disponíveis nas redes e nos principais motores de busca, como o Google, para divulgar sua marca.
8. Foco no atendimento ao cliente
Oferecer um bom atendimento ao cliente, seja qual for a época do ano, é essencial para mantê-los satisfeitos e aumentar as vendas.
Uma pesquisa feita pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, mostra que para 61% dos consumidores, um bom atendimento é mais importante que o preço ou a qualidade dos produtos.
Isso é válido tanto para o online, quanto o offline, na sua loja física. Suas vendas vão bombar!
9. Ofereça descontos
Como o começo do ano é época de carnaval, o que acha de oferecer descontos para seus clientes comprarem mais com você? Essa é uma maneira de fidelizar consumidores logo no começo de 2023!
10. Fique de olho nos concorrentes
Saber o que seus concorrentes estão fazendo e dá certo, e como fazem, pode te ajudar a melhorar o seu número de vendas, sabia?
Fique atento às principais estratégias usadas e adapte o que for necessário. Teste e veja como sua empresa se sai.
Gostou das dicas? A R.Baccin é a maior parceira de lojas varejistas do Brasil! Conte conosco para ter um ano lucrativo, cheio de sucesso.
Especializada em representação e assessoria de compras há mais de 60 anos, oferecemos oportunidades únicas e personalizadas, de acordo com o que você precisa.
Quer conquistar o mercado varejista da sua cidade? Entre em contato agora mesmo! Ficaremos felizes em transformar sua história.